Publicado em 11/04/2023 às 11h30
por Redação
Durante o balanço dos cem dias como governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas anunciou a contratação de um estudo de viabilidade para a concessão à iniciativa privada de todas as linhas de trem da CPTM, além da 7-Rubi, cujo leilão já tem data para acontecer (28 de novembro). Estão no radar de privatizações as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e a futura 14-Ônix – que deve ligar o ABC até Guarulhos.
Se as concessões forem confirmadas, muito em breve não haverá mais nenhum trem sendo operado pela estatal, uma vez que as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda já estão sob a gestão da concessionária ViaMobilidade. “O estudo para a concessão das linhas remanescentes da CPTM é um passo importante”, cravou o governador. “O compromisso nosso é ter um transporte público de qualidade.” Os estudos serão supervisionados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, que tem Rafael Benini como responsável. Será o fim da CPTM? Ao que tudo indica, o objetivo do governo é deixar nas mãos da iniciativa privada a gestão dos trens, o que deve acontecer de forma gradual até 2026 – ou seja, até o fim do mandato.
E a Linha 7?
A Linha 7-Rubi é a próxima na fila de concessões do Governo de São Paulo. Com o leilão do Trem Intercidades marcado para o dia 28 de novembro, a expectativa é que o contrato com a futura concessionária seja assinado já no início de 2024. Por conta do TIC, o ramal terá como ponto inicial/final a Estação Palmeiras-Barra Funda, uma alteração que dependerá da chegada da Linha 11-Coral à estação para entrar em vigor. Com a mudança, o Serviço 710 da CPTM, que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí, pode estar com os dias contados, já que a Linha 10-Turquesa não faz parte do pacote do TIC.
Adicione Comentário