Publicado às 10h
G1
Após passageiros constatarem a falta de Bilhete Único nos terminais Pinheiros, Bandeira e Santo Amaro, o secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, afirmou que o Bilhete Único anônimo, que não leva identificação do usuário, será suspenso.
Segundo João Octaviano, o Bilhete Único anônimo facilita fraudes. “No ano passado, tivemos quase 650 mil fraudes no sistema [de transporte], das quais quase 450 mil foram desse bilhete [anônimo]. A estrutura da segurança da Sptrans identificou esses dias ainda, semana passada, e prendeu uma quadrilha, junto com a polícia, que estava usando esse bilhete para fraude”, disse Octaviano.
“Então, esse bilhete não identificado propicia a fraude. A SPTrans vai suspender esse bilhete e as pessoas vão se identificar”, completou.
Identificação
Segundo Otaviano, os funcionários dos guichês serão reorientados para que as pessoas recebam a informação de que tem bilhetes disponíveis, mas que é sempre preciso se identificar.
“Está no meio do processo [de reformulação], e a decisão da área de segurança foi tomada essa semana. Vai haver a formalização. As mudanças serão informadas através do site da SPTrans, vai informar através das bilheterias e vamaos fazer uma portaria da Sptrans para regular”, disse.
João Octaviano não informou o que deve ocorrer com os passageiros que utilizam o Bilhete Único sem identificação.
“Estamos combatendo a fraude eliminando um bilhete que é o foco da fraude. A não existência dele não interfere em nada no sistema”, disse.
Bilhete Único
Ao longo da semana, usuários que não conseguiram comprar Bilhete Único, foram obrigados a pagar integração. No site da SPTrans, eles indicam o número 156 para dúvidas sobre o bilhete, mas, ao entrar em contato, a produção do Bom Dia SP escutou que o canal era “uma central de atendimento”, e que “não era da SPTrans”.
Procurada pela reportagem, a pasta disse que irá verificar a distribuição dos bilhetes nestes terminais. Sobre o portal de atendimento 156, a prefeitura confirma que o canal não responde este tipo de dúvida.
Adicione Comentário