COTIDIANO

Confira como serão os trens da Linha 6-Laranja do Metrô

Publicado em 28/06, às 10h52
por Redação

A Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, que ligará a zona norte à região central da cidade, está enfrentando atrasos de mais de três anos devido a obstáculos geológicos. As obras, orçadas em R$ 18,5 bilhões, são realizadas pela concessionária Linha Uni em parceria público-privada com o governo do estado. A concessionária busca uma compensação financeira de R$ 230 milhões pelo atraso.

Apesar disso, a fabricante de trens Alstom e a Linha Uni divulgaram o design dos novos trens, projetados para melhorar o fluxo de passageiros com grandes janelas e portas amplas. Os trens, pintados de laranja para reforçar a identidade da linha, serão mais leves, energeticamente eficientes e construídos em aço inoxidável, com uma vida útil de 40 anos. Eles terão tecnologia para operação sem condutor e capacidade para transportar até 2.044 passageiros a uma velocidade de até 90 km/h.

Foto: Divulgação

A unidade industrial da Alstom em Taubaté produzirá 22 trens de seis carros cada. Inaugurada em 2015, a fábrica recebeu um investimento inicial de R$ 50 milhões (corrigidos para R$ 85,3 milhões). Além dos trens para São Paulo, a fábrica já produziu carros para o VLT do Rio de Janeiro e para o metrô de Santiago, no Chile, e atualmente está ampliada para atender a demanda nacional e internacional, com um custo adicional de R$ 100 milhões (R$ 108,1 milhões corrigidos).

A Linha 6-Laranja, com 15 estações, será crucial para o transporte público da cidade, com expectativa de atender 630 mil passageiros diariamente. Além de São Paulo e Santiago, a fábrica de Taubaté está produzindo mais de 170 trens para sistemas metroferroviários em Taipei (Taiwan) e Bucareste (Romênia).

O setor ferroviário no Brasil, representado pela Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), espera crescimento em 2024, após zerar a fabricação de carros de passageiros em 2022. Este ano, a produção de locomotivas deve aumentar em 45,16% e a de vagões de carga em 25,89%. A produção de carros de passageiros deve manter o mesmo nível de 2023, com 291 unidades.

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