Publicado em 20/03, às 11h
Por Priscila Perez
Para permitir que mais UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) estejam disponíveis para a população que tenha contraído o novo coronavírus, o prefeito Bruno Covas anunciou a adaptação de 44 equipamentos públicos, entre CEUs e centros esportivos, para a instalação de novos leitos na cidade.
A rede municipal de saúde conta atualmente com 505 leitos, mas a Prefeitura espera dobrar sua capacidade com a adoção desta medida emergencial. “A gente já identificou alguns espaços que possam ser utilizados. Por exemplo, os CEUs, que são espaços amplos”, pontuou Covas em entrevista à Rádio Eldorado. Segundo ele, administração municipal está agilizando a criação desses novos leitos em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo de São Paulo. “A expectativa é que eles fiquem prontos dentro de 20 dias.”
Sobre os centros esportivos, Covas destacou que eles serão adaptados para receber a população de rua. Contudo, ainda não se sabe em quais equipamentos públicos serão instaladas as unidades e quando estarão disponíveis para receber pacientes. “Parte deste montante (190) será gerado por meio de reorganização da rede municipal. Outros 300 serão financiados pelo Ministério da Saúde em até 50 dias. Se houver necessidade de leitos emergenciais, os equipamentos públicos já fechados poderão ser utilizados após análise e liberação das equipes de saúde responsáveis”, disse em nota a Prefeitura.
Adicione Comentário