Publicado em 29/05/2023 às 9h35
por Redação
Mesmo com seu futuro incerto, a CPTM fez importantes anúncios para marcar seu aniversário de 31 anos, celebrado no último domingo, 28 de maio. Um deles é a chegada da Linha 13-Jade à Estação Palmeiras-Barra Funda até o fim deste ano. Desse modo, a Companhia tornará possível a transferência de passageiros do Expresso Aeroporto para a Linha 7-Rubi, que opera na zona noroeste, a partir da Barra Funda. As plataformas 8, 9 e 10 da estação já estão recebendo placas com a sinalização. Outra boa notícia é que a Linha 11-Coral também deverá chegar à Barra Funda a partir de 2024.
De olho nessas novidades, a Estação Palmeiras-Barra Funda têm passado por adequações para receber os novos passageiros. Além da instalação de portas de segurança nas plataformas, o equipamento ganhou novo piso e receberá novos itens de acessibilidade como elevadores e escadas-rolantes – isso sem falar nas melhorias na rede metroviária em si. Em breve, com as adequações já finalizadas, será possível embarcar na Barra Funda em direção ao aeroporto de Guarulhos e vice-versa.
Concessões
O governador Tarcísio de Freitas quer aumentar a quantidade de concessões de serviços públicos à iniciativa privada. Na área de mobilidade urbana, estão em análise para possíveis parcerias as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, considerando que a 7-Rubi já será concedida à iniciativa privada junto com o Trem Intercidades (TIC). Além das linhas existentes, as que ainda sairão do papel também deverão ser alvo de futuras concessões, incluindo a 20-Rosa (entre a Lapa e o ABC) e a 19-Celeste (entre Guarulhos e o Vale do Anhangabaú). Se todas as concessões saírem do papel, a CPTM pode deixar de existir.
Adicione Comentário