COTIDIANO

“Dark kitchens” tiram o sossego dos moradores da Vila Romana e Leopoldina com barulho, odor de gordura e vaivém de motoboys

Publicado em 03/05/2022 às 11h

por Redação

Gordura, fumaça, mau cheiro e uma imensidão de motoboys na frente de casa. Essa é a rotina de quem vive ao lado das chamadas “dark kitchens”, um modelo de negócio que ganhou visibilidade durante a pandemia e virou solução para muitos estabelecimentos. Com o delivery em alta, os restaurantes passaram a investir em cozinhas compartilhadas e dedicadas exclusivamente a serviços de entrega. Em um único galpão, podem coexistir até 35 cozinhas industriais, que juntam causam um grande impacto na vizinhança.

Foto: Reprodução/Eduardo Anizelli/Folhapress
Convivência complicada

Os moradores da Lapa e Vila Leopoldina foram os primeiros a descobrir, na prática, como a convivência com as “dark kitchens” é difícil. Na Vila Leopoldina, por exemplo, onde foi lançada a primeira cozinha fantasma do Brasil, uma senhora foi retirada de casa após passar mal com o odor de gordura. Na Vila Romana, a vizinhança mal consegue dormir ou lavar roupa por conta do barulho das máquinas e da fumaça lançada pela chaminé do galpão. Uma moradora conta que também teve que enfrentar o forte odor de gordura 24 horas por dia, além do barulho, porque ficava em casa trabalhando durante o auge da pandemia.

Foto: Reprodução/Pixabay

O vaivém intenso de motoboys também tem tirado o sossego da vizinhança. Segundo relatos, muitos estacionam as motos nas calçadas, impedindo a passagem de pedestres. Alguns até chegam a urinar na rua pela falta de acesso a sanitários.

Resoluções

Em meio às reclamações, o Ministério Público abriu inquérito para cobrar a Prefeitura sobre o funcionamento das “dark kitchens”. Do lado das empresas, os responsáveis afirmam que cumprem todas as regras previstas e não há irregularidades. Para se ter ideia, de acordo com a regulamentação municipal, uma dark kitchen deve ter alvará próprio de funcionamento, assim como cada restaurante que opera dentro do galpão. Além da licença individual de funcionamento, o estabelecimento não pode emitir barulho acima de 55 decibéis após às 22h.

Questionada sobre a dark kitchen da Rua Clélia, a Subprefeitura Lapa destaca que foi aberto um processo de cassação da Licença de Funcionamento em 21 de janeiro. Porém, no dia 4 de fevereiro, foi emitida uma intimação de defesa pelo proprietário. O caso foi encaminhado à Procuradoria-Geral do Município.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch