COTIDIANO

Dengue avança na região e Coordenadoria Regional de Saúde Norte registra aumento no número de casos

Publicado em 19/05/2022 às 10h

por Redação

Nesse dois anos de pandemia, tudo girou em torno do combate à Covid-19. Mas agora, com a doença “mais controlada” (até por conta da cobertura vacinal), outras doenças voltaram a ganhar os holofotes em solo paulistano. É o caso da dengue, transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito que também espalha zica e chikungunya.

Foto: Reprodução/José Cruz/Agência Brasil

De acordo com a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, que abrange as subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Perus, Freguesia/Brasilândia, Casa Verde/Cachoeirinha, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi e Vila Maria/Vila Guilherme, foram contabilizados 1.023 casos positivos no território, de janeiro até 10 de maio. Por conta disso, a CRS Norte tem colocado equipes nas ruas para averiguar possíveis focos do mosquito nas residências e orientar as famílias sobre prevenção. A força-tarefa realizou 14.697 visitas domiciliares, 50 ações de bloqueio de criadouros e 42 bloqueios de nebulização.

Avanço da dengue

Nos quatro primeiro meses de 2022, a cidade teve um aumento significativo no número de casos de dengue. Em janeiro, foram 224 ocorrências; já em abril, a capital registrou 1.353, totalizando 3.129 mil casos em quatro meses. A doença é mais presente nas zonas sul e sudeste, que juntas contabilizam 50% dos registros. Já as zonas norte e oeste representam 31% dos casos, com 18% e 13%, respectivamente.

Foto: Reprodução/hhbm/Prefeitura de SP
Prevenção

Entre as principais medidas a serem adotadas pela população estão: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; e descartar pneus usados em postos de coleta.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden-party
  • Marco
  • Poline
  • Fête nationale
  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi