Publicado em 02/01, às 11h30
Por Priscila Perez
A Estação Brás, que integra a CPTM e o Metrô, terá seus espaços comerciais concedidos à iniciativa privada durante 30 anos. É o que prevê a licitação aberta pelo Governo de São Paulo em 19 de dezembro, cujo edital pode ser conferido nos sites das empresas (www.metro.sp.gov.br e www.cptm.sp.gov.br). A expectativa é que os envelopes com as propostas recebidas sejam abertos no dia 11 de fevereiro.
“A ampliação das receitas acessórias é uma meta dessa gestão, e os recursos serão reinvestidos em benefício dos passageiros. Além disso, com a concessão dos espaços comerciais, o setor privado poderá ampliar a oferta de serviços às pessoas que usam a estação Brás”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
A ideia é permitir a exploração comercial de lojas e espaços da estação visando a criação de um centro comercial qualificado no local, com comércio e serviços. Caberá ao futuro concessionário “arcar com a execução do aproveitamento comercial da área concedida, a manutenção do local e instalação dos equipamentos necessários ao funcionamento da atividade pretendida, incluindo conservação e segurança das lojas e espaços”.
Diariamente, a estação recebe quase 500 mil passageiros, sendo uma das mais movimentadas do sistema metroferroviário. De acordo com o edital, a área envolvida tem 1,3 mil metros quadrados e mais de 300 m² destinados para a implantação de praça de alimentação e banheiros públicos. O investimento mínimo previsto é de R$ 1,4 milhão.
A Estação Brás faz integração da Linha 3-Vermelha do Metrô com as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.
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