Publicada em 22/8/2205 às 10h
Por Redação
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta semana, no Fórum Regional da Lapa, o Posto de Atendimento Presencial de Intermediação em Libras (PAP-CIL). Com a iniciativa, a população surda e com deficiência auditiva passa a ter pleno atendimento devido à tradução simultânea da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no local.
O serviço de intermediação em Libras já funciona em outros três fóruns da capital, auxiliando os atendimentos e audiências do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) por meio de videochamadas em tempo real com um intérprete de Libras.
Ao chegar ao Fórum da Lapa, a pessoa com deficiência auditiva ou surda deverá ler o QR Code disponível na entrada do prédio para baixar o aplicativo CIL-SMPED, disponível para Android e iOS de forma gratuita. Após o cadastro inicial, o munícipe será encaminhado para uma sala com o PAP-CIL, onde dará continuidade ao atendimento. Esse espaço também será utilizado para a realização de audiências que necessitem da participação de um tradutor de Libras.
A implementação do serviço em fóruns do TJSP é realizada por meio de um termo de cooperação firmado entre o órgão e a Prefeitura de São Paulo, iniciado em outubro de 2024.



















