Publicado em 23/10, às 10h58
por Redação
O Governo de São Paulo emitiu mais de 23 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) de forma digital pelo portal ciptea.sp.gov.br.
Em setembro, 26 postos do Poupatempo passaram a emitir o documento presencialmente, incluindo salas sensoriais para o acolhimento. Essa iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SedPcD) e da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) visa facilitar a identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços públicos e privados em São Paulo, garantindo direitos como atendimento preferencial.
As salas sensoriais foram criadas para oferecer um ambiente tranquilo e acolhedor, reduzindo os estímulos sensoriais, evitando crises e estresse do público atendido. O serviço dispõe de jogos e brinquedos educativos e bola de pilates.
Para emitir a carteirinha, é necessário preencher um cadastro e anexar documentos no portal Ciptea, sendo a emissão presencial disponível em diversos postos do Poupatempo no estado, assim como o da Lapa.
A iniciativa faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), lançado em abril de 2023, em colaboração com várias secretarias estaduais, com o objetivo de melhorar os serviços de atendimento a pessoas com TEA.
Adicione Comentário