Publicado em 19/10/23, às 11h32
por Redação
A Prefeitura de São Paulo está implantando “Semáforos inteligentes” para aliviar o trânsito na área do rodízio de veículos. A modernização, prometida desde 2019, começou com a instalação de 35 semáforos, e a concessionária SP Regula planeja modernizar 270 cruzamentos até o final de 2023.
As primeiras instalações foram feitas em seis cruzamentos da Rua Cardeal Arcoverde e da Avenida Doutor Arnaldo, na Zona Oeste da capital; 43 estão em fase de implantação e ajustes e 104 estão em fase de obras.
Os semáforos inteligentes funcionam sob demanda, ajustando o tempo dos sinais com base na quantidade de veículos presentes. Câmeras nos cruzamentos coletam dados em tempo real, e algoritmos adaptam o tempo de abertura dos semáforos para otimizar o tráfego. O sistema prioriza o cruzamento mais movimentado e replica os ajustes nos outros.
A tecnologia é monitorada em tempo real pela CET, substituindo as fitas magnéticas por “laços virtuais” para medir o tráfego. Em contraste, os semáforos convencionais têm programações fixas.
A implementação ocorrerá em 2.586 cruzamentos em três anos, com a expectativa de melhorar o tráfego em até 20%. A tecnologia também permite a possibilidade de criar a “onda verde” para carros passarem em sequência em vias de sentido único com características adequadas.
Os semáforos modernos usam cabos de alumínio em vez de cobre para evitar furtos, e a central de monitoramento detecta falhas em tempo real, agilizando os reparos.
Adicione Comentário