COTIDIANO

“Semáforos inteligentes” ajudam a aliviar o trânsito; entenda como funciona

Publicado em 19/10/23, às 11h32
por Redação

A Prefeitura de São Paulo está implantando “Semáforos inteligentes” para aliviar o trânsito na área do rodízio de veículos. A modernização, prometida desde 2019, começou com a instalação de 35 semáforos, e a concessionária SP Regula planeja modernizar 270 cruzamentos até o final de 2023.

As primeiras instalações foram feitas em seis cruzamentos da Rua Cardeal Arcoverde e da Avenida Doutor Arnaldo, na Zona Oeste da capital; 43 estão em fase de implantação e ajustes e 104 estão em fase de obras.

Os semáforos inteligentes funcionam sob demanda, ajustando o tempo dos sinais com base na quantidade de veículos presentes. Câmeras nos cruzamentos coletam dados em tempo real, e algoritmos adaptam o tempo de abertura dos semáforos para otimizar o tráfego. O sistema prioriza o cruzamento mais movimentado e replica os ajustes nos outros.

A tecnologia é monitorada em tempo real pela CET, substituindo as fitas magnéticas por “laços virtuais” para medir o tráfego. Em contraste, os semáforos convencionais têm programações fixas.

A implementação ocorrerá em 2.586 cruzamentos em três anos, com a expectativa de melhorar o tráfego em até 20%. A tecnologia também permite a possibilidade de criar a “onda verde” para carros passarem em sequência em vias de sentido único com características adequadas.

Os semáforos modernos usam cabos de alumínio em vez de cobre para evitar furtos, e a central de monitoramento detecta falhas em tempo real, agilizando os reparos.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)