Publicada em 25/3/2025 às 10h08
Por Redação
O Governo de São Paulo iniciou nesta terça-feira (25), os procedimentos legais para a desapropriação de vários imóveis dentro da capital paulista para uso na construção da nova Linha 20-Rosa do Metro. Conforme a Resolução 13 da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o documento lista todos os locais necessários para uso pelo Poder Público, no trecho a partir da Avenida Santa Marina no bairro da Lapa, até a Avenida Abraão de Moraes, no Cursino, na Zona Sul da cidade.
Este documento determina a declaração de utilidade pública, ou seja, a necessidade do uso do imóvel, terreno ou similar para construção de estações, poços de ventilação e ou outra estrutura. O artigo primeiro da Resolução define que a negociação deverá ser de forma amigável, onde as partes chegam a um acordo, ou por via judicial.
Neste trecho dentro da capital serão construídas estações e também o Pátio Norte, este na região próxima a estação Água Branca de trens, com a linha precisando de dois pátios de trens, um em cada ponta da linha . A linha 20-Rosa partirá da região da região da Água Branca (Santa Marina) até a cidade de Santo André, passando por São Bernardo do Campo e terá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja de metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a Linha 10-Turquesa no sua parada final e ao corredor de ônibus ABD. Essa linha contará com 24 estações e uma extensão de 33 km, atendendo aproximadamente 1,3 milhão de passageiros por dia, cerca de 40 mil por hora.
Para comportar essa demanda, 50 trens serão necessários para compor a frota, dois pátios incluindo um no ABC Paulista. Objetivo também do Metrô é interligar os subcentros Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema com a região de São Judas – Jabaquara e a região industrial do ABC, integrando com outras várias linhas, inclusive com a Linha 6-Laranja em construção.
