Publicado em 18/03, às 13h40
Por Priscila Perez
Para conter a epidemia de coronavírus em São Paulo, Estado e Prefeitura têm adotado uma série de medidas para reduzir a circulação e aglomeração de pessoas. Uma delas é a suspensão de atividades e eventos que envolvam multidões. Já nesta quarta-feira, 18 de março, o governador João Doria anunciou o fechamento de todos os shoppings centers e academias de ginástica da região metropolitana de São Paulo. Até a próxima segunda-feira, 23, todos os estabelecimentos deverão estar fechados para evitar a circulação de pessoas. “Não é recomendável aglomerações. A nossa recomendação é: evitem aglomerações”, cravou Doria durante coletiva de imprensa.

Segundo Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, a suspensão estará em vigor na Grande São Paulo até 30 de abril e foi acordada com entidades do setor. “Essa medida foi muito dialogada com o setor e foi entendido que a prioridade é o bem-estar das pessoas. O mais importante é evitar aglomerações”, explicou a secretária. Até o momento, São Paulo é o estado com o maior número de casos confirmados: 164 e uma morte.
Redução de horário
Motivada pela situação emergencial, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) havia adotado uma medida mais moderada até que a situação se normalizasse: o funcionamento em horário reduzido, das 12h às 20h. A mudança seria por tempo indeterminado. “Entendemos que os shoppings hoje oferecem serviços essenciais indo além de um centro de compras como supermercados, clínicas médicas, laboratórios clínicos, assistência técnica de equipamentos, serviços públicos, bancos entre outros”, disse a entidade.
Queda no movimento
Segundo a Alshop, o vírus também derrubou o movimento nos shoppings. Desde que a OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou o estado da contaminação à pandemia de Covid-19, em 11 de março, o movimento caiu 30%.

Adicione Comentário