Publicado às 11h40
G1 São Paulo
Um homem vestido de ‘Homem-Aranha’ foi preso ao invadir os trilhos da estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, na Zona Oeste de São Paulo, e tentar impedir a saída de um trem. O caso ocorreu na tarde de quinta-feira (29), mas vídeos da prisão, feitos por passageiros, circulavam neste fim de semana nas redes sociais.
O homem, que tem cerca de 40 anos, foi detido por seguranças da estação e acabou levado à delegacia que apura crimes relacionados ao transporte ferroviário. A Delegacia do Metropolitano (Delpom) registrou o caso como ‘perigo de desastre ferroviário’.
Relatos e vídeos feitos por passageiros no Facebook informam que o ‘Homem-Aranha’ ficou caminhando pelos trilhos por aproximadamente dez minutos, obrigando os trens da Linha 8-Diamante a reduzirem a velocidade e parar.
Segundo as testemunhas, os seguranças da CPTM usaram apitos para pedir ao invasor para sair dos trilhos. Um outro usuário teria pulado para pegar o ‘Homem-Aranha’ e na sequência, cerca de cinco vigilantes agiram e detiveram o homem, que ainda tentou escapar.
Em sua defesa, o homem alegou que se fantasiou de super-herói, pulou da plataforma e caminhou em direção aos trens para chamar a atenção dos usuários e protestar contra a corrupção. Ele também usava um chapéu de couro.
Segundo policiais ouvidos pelo G1, como o homem demonstrou ter problemas psicológicos, ele foi encaminhado a um hospital no Mandaqui, na Zona Norte.
Procurada, a assessoria de imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que a invasão não trouxe problemas para o transporte e aos passageiros. Comunicou ainda que o homem foi detido e encaminhado à polícia.
“A Companhia esclarece que o acesso à faixa ferroviária por pedestres é ilegal e põe em risco a segurança dele e do sistema. Além de afetar a circulação de trens, prejudicando os usuários. No caso citado, não houve maior interferência porque os agentes de segurança logo retiraram o usuário do sistema e o encaminhou à Delpom“, informa a nota da CPTM.
“A CPTM apela, por meio de campanhas, avisos sonoros, placas informativas e trabalhos junto às comunidades, para que as pessoas não andem pela via ou utilizem passagens clandestinas, prática proibida de acordo com a NTS (Norma Geral de Transporte, Tráfego e Segurança), amparada pelo Decreto Federal 1.832, de 04/03/1996. Inclusive, esse caso deve ser usado pelos veículos de imprensa para ajudar no difícil processo de conscientização da população sobre os riscos de caminharem na via férrea“, finaliza o comunicado.
A reportagem entrou em contato nesta segunda-feira (2) com a unidade médica para onde o homem teria sido encaminhado, para saber se ele foi mesmo levado para lá e se continuava internado. O órgão não havia respondido até a publicação desta reportagem.
Adicione Comentário