Publicado às 14h20
Por Cristina Braga
A prefeitura lançou um dispositivo que promete facilitar o usuário do SUS em agendar, confirmar e cancelar consultas e exames pelo telefone celular. Iniciado em outubro de 2017, nas zonas norte, oeste e sudeste, o aplicativo agora abrange toda a rede pública de saúde.
São, ao todo, 7.577 usuários cadastrados. Até o momento, foram 7.847 operações, 65,30% de agendamento, 0,14% de atualização cadastral, 33,72% de cancelamento e 0,84% de confirmação. “O app aumenta a produção das unidades, reduz a perda primária e o absenteísmo, que chegam, hoje, a 40% das vagas em algumas unidades”, explica o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara.
Com a nova tentativa de desafogar o sistema público de saúde, o secretário garantiu que nenhuma UBS será fechada. “A porta de entrada do SUS é a UBS. Inclusive, iremos contratar mais equipes de saúde familiar”, afirmou. No entanto, Pollara não comentou quando será formalizada a contratação, nem quantos e para quais UBSs serão distribuídos os novos funcionários. Os outros canais de atendimento continuam funcionando e agendamentos feitos por unidades do Estado não são contempladas pelo aplicativo.
Passo a passo
O Agenda Fácil está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store. Para utilizar o app pela primeira vez, é preciso retirar um código de acesso na UBS de referência do paciente.
Com o aplicativo, os usuários têm visualização de agendamento (ativos e histórico), cancelamento de consultas (com e sem retorno às filas), notificações (5, 3, e 1 dia antes da data) e atualização de contatos (telefone e e-mail).
Adicione Comentário