Publicado em 28/12/2022 às 8h40
por Redação
No ano que vem, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ficará 5,5% mais caro. O reajuste, que tem como base a inflação acumulada nos últimos 12 meses, foi anunciado pela Prefeitura de São Paulo na última terça-feira, 27 de dezembro, e publicado no Diário Oficial. Esse percentual será acrescido aos valores unitários do metro quadrado contidos na chamada Planta Genérica de Valores (PGV), índice que é utilizado para calcular o valor venal do imóvel.
Segundo a administração municipal, que disse ter mantido o reajuste com base na inflação em razão da pandemia, o aumento é necessário para “a manutenção e ampliação dos serviços públicos na cidade”. “As despesas do município, sobretudo as obrigatórias, como saúde educação, assistência social, precatórios, transportes e limpeza pública, têm crescido acima da inflação; e a legislação municipal obriga à atualização do IPTU, considerando que a base de cálculo do imposto é o valor venal dos imóveis e este sofre alterações ao longo de tempo.” A correção do IPTU pela inflação vale até 2024.
Calendário
Ainda não foi divulgado o calendário de pagamento do IPTU, mas a expectativa é que seja anunciado no início de janeiro, assim como as demais regras de pagamento. Se repetir a fórmula dos anos anteriores, a Prefeitura vai conceder um desconto de 3% para quem pagar o tributo à vista. Já o parcelamento (ou pagamento em cota única) deve começar em fevereiro.
Adicione Comentário