Publicada em 03/3/2026 às 10h17
Por Redação
No mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero, o Março Lilás, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca os avanços da rede municipal para prevenção da doença. As ações preventivas, como o exame de Papanicolau, são ofertadas na cidade por meio das 481 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Entre 2020 e 2025, foram realizados 3.141.920 exames de citologia oncótica na rede municipal de saúde de São Paulo. No mesmo período, foram realizadas 27.365 biópsias de colo de útero. “A citologia oncótica ou Papanicolau, é um exame simples e muito eficiente”, diz a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher da SMS, Ligia Mascarenhas.
Mulheres que apresentarem alterações no exame são encaminhadas para atendimento na rede de atenção especializada, com suporte de ginecologistas e outros especialistas. A SMS conta também com dois Centros de Exames da Mulher (CEM), localizados nas zonas leste e sul da capital.
O próximo Avança Saúde – Mulher acontece no dia 28 de março, sábado, em todas as 481 UBSs da capital que estarão abertas, das 8h às 17h, realizando diferentes ações de saúde em formato de estações.
A vacina contra o HPV protege contra os tipos mais frequentes do vírus, incluindo os subtipos 16 e 18, que estão associados ao desenvolvimento de cânceres, e os subtipos 6 e 11, causadores de verrugas genitais. O serviço de vacinação ocorre nas 481 UBSs da capital de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, no mesmo horário, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas. A unidade mais próxima pode ser localizada por meio da plataforma Busca Saúde: https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.




















