COTIDIANO

Moradores da Vila Romana e Leopoldina criticam PL das “dark kitchens” aprovado na Câmara por ignorar a população

Publicado em 17/11/2022 às 10

por Redação/via G1

Os moradores que convivem com as “dark kitchens” estão indignados com o projeto de lei que foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal. Segundo eles, o texto que regulamenta a atividade ignora as reclamações da vizinhança, que vão desde excesso de barulho até mau cheiro e gordura impregnada por todos os lados.

Reprodução/Freepik

Solução insuficiente

Na Vila Leopoldina, por exemplo, onde foi lançada a primeira “cozinha fantasma” do Brasil, uma senhora chegou a ser retirada de casa após passar mal devido ao forte odor de gordura. Já na Vila Romana, a moradora Mariana Paker teve que lidar com o mau cheiro e encarar uma rotina de home office embalada pelo barulho dos maquinários enquanto trabalhava. Para ela, que mora ao lado de uma dark kitchen, o projeto não representa uma solução para quem já convive com o problema. “O projeto de lei novo é melhor que os outros apresentados para as operações que vão começar a partir dele. Para as operações que já estão vigentes não. É um projeto falho que permite que as operações que já existem continuem funcionando.

Dark Kitchen na Vila Romana. Foto: Reprodução/Street View.

Além do odor e da fumaça, que impedem o simples ato de colocar a roupa no varal, existe também o vaivém de motoboys, que ficam aglomerados nas calçadas e atrapalham o trânsito no entorno desses galpões. Essa é uma das reclamações mais frequentes de quem tem uma dark kitchen ao lado de casa. “Nosso sentimento é de que a Câmara sabe do problema, mas estão buscando uma forma de equilibrar o que a população pede e o que a empresa pede. O problema é que o bem-estar da população não pode ser sacrificado em prol de um ganho econômico”, completa Marcos Rosier, que também mora na Vila Romana.

Diferenças

Pelo texto aprovado na Câmara, haverá dois tipos de dark kitchens a partir de agora: uma com até dez cozinhas num espaço de até 500 metros quadrados e a segunda podendo reunir mais de dez cozinhas em uma área acima de 500 m².

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco