Publicado em 25/08/2023 às 11h
por Redação
Moradores, frequentadores e o Comitê de Usuários da Praça estão unindo forças para evitar a transformação da Praça Conde Francisco Matarazzo Jr. em uma área de camping para o público que frequenta os eventos da Arena Allianz Parque.
A mobilização se deve à ação dos cambistas que atuam nas proximidades da arena, sobretudo em dias de eventos. Inicialmente, o grupo conhecido como “cambistas de fila” estabelecia um acampamento na calçada do estádio e, posteriormente, migrava para a praça. Porém, com a intervenção policial, essas pessoas passaram a organizar filas e ocupar a praça diariamente, transformando-a em um camping particular. Essa ocupação não só afasta os frequentadores como também causa um impacto negativo à área verde, com garrafas e latas de bebidas espalhadas pelo chão. A presença constante de pessoas formando filas e até mesmo dormindo na praça tem aumentado progressivamente.
Pressão pela preservação
Com a previsão de realização de mais de 25 eventos ao longo do segundo semestre, a situação tende a piorar. Como resposta a essa situação, a comunidade e as entidades locais estão se mobilizando para pressionar a Prefeitura e demais órgãos públicos a agirem. Entre eles estão a Subprefeitura Lapa, a Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana e o Ministério Público. O objetivo é evitar que a praça sofra com uma degradação ainda maior e que sua finalidade como espaço público de lazer seja preservada.
Adicione Comentário