Publicado em 01/10/2024 às 10h28
Por Redação
A CET está modernizando o sistema de radares instalado na Cidade. Até o final do ano, todos os equipamentos devem ser substituídos. 87% dos 877 radares estão passando por atualizações tecnológicas.
Nos próximos meses, espera-se um aumento significativo no número de penalidades aplicadas, à medida que os novos radares voltam a operar com mais precisão e abrangência.A modernização não inclui novas funcionalidades de monitoramento, mas aproveita tecnologias de ponta para garantir uma fiscalização mais eficiente e precisa.
Entre as inovações, os novos radares utilizam sensores de superfície, radares Doppler e sistemas ópticos avançados, que permitem a medição da velocidade com alta precisão. Esses aparelhos funcionam de forma automática, registrando infrações com fotografias detalhadas e informações criptografadas, como data, hora, velocidade medida e velocidade permitida no local. Além de registrar infrações tradicionais, como excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho , os novos radares possuem a capacidade de capturar outras infrações de trânsito, como o desrespeito ao rodízio de veículos e o uso de celular ao volante .
Em Pirituba, avenidas como Mutinga e Paula Ferreira já contam com os novos aparelhos.