Publicado em 19/9/2024 às 9h55
Por Redação
As tuneladoras da Linha 6-Laranja, também conhecidas como “tatuzões”, já construíram mais de 10 km de túneis das escavações norte e sul, conectando 10 das 15 estações previstas que ligam a zona norte ao centro da cidade. O trajeto inicia na Estação Brasilândia e termina na Estação São Joaquim (conexão com a Linha 1-Azul), com integração nas estações Água Branca (Linha 7-Rubi) e Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela).
De acordo com o levantamento da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), ligada à Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), até o mês de agosto, 55,4% das obras já foram concluídas. O empreendimento é uma parceria público-privada firmada entre o Governo de São Paulo e a concessionária Linha Universidade (Linha Uni). Com 15,3 km, a Linha 6-Laranja de metrô reduzirá para 23 minutos um trajeto que hoje é feito pela população de ônibus em cerca de 1h30. A linha deverá transportar mais de 630 mil passageiros por dia.
Segundo a Linha Uni, outras sete estações já finalizaram mais da metade das obras: Brasilândia (62,6%), João Paulo I (56,3%), Freguesia do Ó (50,5%), Água Branca (64,8%), Sesc Pompeia (52,9%), Perdizes (64,9%) e Itaberaba-Hospital Vila Penteado (48,1%). Todas deverão ser entregues até 2026.