COTIDIANO

Oito pontes e viadutos de SP precisam de perícia completa para avaliar risco de colapso

Dados foram divulgados pela Prefeitura. Metade está localizada na Zona Oeste da cidade. Vistorias preliminares foram feitas após viaduto da Marginal Pinheiros ceder em 2018

Publicado às 9h30

G1 São Paulo

Oito pontes e viadutos de São Paulo precisam de perícia completa para identificar o risco de colapso, segundo informou a Prefeitura. Metade está localizada na Zona Oeste da cidade.

ZONA OESTE

  • Ponte Cidade Universitária
  • Ponte Eusébio Matoso
  • Ponte Cidade Jardim
  • Viaduto Miguel Mofarrej

ZONA SUL

  • Viaduto Gazeta do Ipiranga
  • Viaduto Grande São Paulo

CENTRO

  • Viaduto General Olímpio da Silveira

ZONA LESTE

  • Viaduto Carlos Ferraci

A gestão municipal afirma que chegou a tal número desde que começou a vistoriar as estruturas da cidade após o viaduto Marginal Pinheiros, em frente ao Parque Villa-Lobos, ceder em novembro do ano passado.

No final do mês passado, o Tribunal de Contas do Município (TCM) atendeu um pedido da Prefeitura e flexibilizou as regras para a contratação emergencial de empresas para a vistoria de todas as 185 pontes e viadutos da cidade.

Na Ponte Cidade Universitária, os engenheiros da Prefeitura encontraram problemas na armadura de ferro e no revestimento de concreto, causado pelos caminhões com excesso de altura que acabam batendo na parte mais baixa da estrutura.

Interdições

No dia 23 de janeiro, a gestão municipal interditou a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê.

A alça de acesso fica na pista sentido Rodovia Ayrton Senna. A interdição foi feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a pedido da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb) após vistoria apontar rompimento de uma viga de apoio da estrutura num pilar.

Na ocasião, a Prefeitura afirmou que o problema é semelhante ao ocorrido no viaduto da Marginal Pinheiros que cedeu em novembro do ano passado. “No entanto a estrutura não cedeu e o pilar está preservado”, dizia comunicado.

Além de levar ao Rio de Janeiro, a Dutra é utilizada por motoristas que vão ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

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