Publicado às 9h30
G1 São Paulo
Oito pontes e viadutos de São Paulo precisam de perícia completa para identificar o risco de colapso, segundo informou a Prefeitura. Metade está localizada na Zona Oeste da cidade.
ZONA OESTE
- Ponte Cidade Universitária
- Ponte Eusébio Matoso
- Ponte Cidade Jardim
- Viaduto Miguel Mofarrej
ZONA SUL
- Viaduto Gazeta do Ipiranga
- Viaduto Grande São Paulo
CENTRO
- Viaduto General Olímpio da Silveira
ZONA LESTE
- Viaduto Carlos Ferraci
A gestão municipal afirma que chegou a tal número desde que começou a vistoriar as estruturas da cidade após o viaduto Marginal Pinheiros, em frente ao Parque Villa-Lobos, ceder em novembro do ano passado.
No final do mês passado, o Tribunal de Contas do Município (TCM) atendeu um pedido da Prefeitura e flexibilizou as regras para a contratação emergencial de empresas para a vistoria de todas as 185 pontes e viadutos da cidade.
Na Ponte Cidade Universitária, os engenheiros da Prefeitura encontraram problemas na armadura de ferro e no revestimento de concreto, causado pelos caminhões com excesso de altura que acabam batendo na parte mais baixa da estrutura.
Interdições
No dia 23 de janeiro, a gestão municipal interditou a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê.
A alça de acesso fica na pista sentido Rodovia Ayrton Senna. A interdição foi feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a pedido da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb) após vistoria apontar rompimento de uma viga de apoio da estrutura num pilar.
Na ocasião, a Prefeitura afirmou que o problema é semelhante ao ocorrido no viaduto da Marginal Pinheiros que cedeu em novembro do ano passado. “No entanto a estrutura não cedeu e o pilar está preservado”, dizia comunicado.
Além de levar ao Rio de Janeiro, a Dutra é utilizada por motoristas que vão ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Adicione Comentário