COTIDIANO

Placa Mercosul entra em vigor em todo o país; tire suas dúvidas sobre o novo padrão

Publicado em 03/02, às 12h30

Por Priscila Perez

O modelo de placas Mercosul já está valendo em todo o país desde a última sexta-feira, 31 de janeiro. Mas a obrigatoriedade ainda gera dúvidas entre os motoristas, já que as novas regras são aplicáveis a casos específicos. Além disso, neste primeiro momento, alguns despachantes da capital relatam que têm enfrentado problemas junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) na hora de emitir os documentos necessários para o emplacamento.

Para se ter ideia, na última sexta, havia apenas uma empresa autorizada a fazer o serviço (sim, a partir de agora, as placas serão fabricadas e vendidas por terceiros). O problema, de acordo com o órgão, já foi solucionado e constam no site mais de 10 mil estampadoras credenciadas.

Foto: Reprodução/Fábio Tito/G1
Mas, afinal, quem deverá adotar o novo padrão?

A placa padrão Mercosul é obrigatória para veículos novos (primeiro emplacamento), aqueles que forem transferidos para outros municípios e que precisarem de substituição por danos e furtos. Mudança de categoria, por exemplo, também implica na substituição da placa.

Para efetuar a troca ou efetuar o primeiro emplacamento, o proprietário será orientado a procurar um dos estampadores credenciados. É preciso ter em mãos a nota fiscal do veículo. Não há preço sugerido, mas o teto é de R$ 138,24. “A estampagem, comercialização e instalação das placas serão serviços prestados pelas empresas credenciadas pelo Detran-SP e cabe a elas determinar os valores das placas. Isso está em conformidade com a Resolução, que não abre a possibilidade de licitação das empresas ou qualquer tipo de iniciativa que iniba a livre concorrência, como o tabelamento de preços, pelo Detran-SP”, destaca o órgão.

Vale lembrar que as placas cinzas continuam valendo no país por tempo indeterminado. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a clássica combinação de números e letras se esgotaria em questão de anos; já o novo padrão permite mais de 450 milhões de combinações.

QR code no lugar do lacre

A identificação digital vai armazenar todos os dados do veículo, como o próprio processo de fabricação da placa. Desse modo, será possível obter informações em tempo real.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training
  • Immediate ceasefire
  • Bats rdv
  • Sombra
  • Garden-party
  • Marco
  • Poline