COTIDIANO

Ponte na marginal Tietê que dá acesso à Dutra é fechada sob risco de ceder

Caso ocorre dois meses após acidente com outro viaduto na via do rio Pinheiros

Publicado às 9h25

Folha de SP

Dois meses após um viaduto ceder e ser interditado na zona oeste de São Paulo, a prefeitura interrompeu nesta quarta-feira (23), por questão de segurança, o trânsito na ponte da pista expressa da marginal Tietê que dá acesso à rodovia Dutra.

A decisão foi tomada após a constatação de dano grave em uma dasvigas que sustentam a estrutura. Não há nenhuma previsão de data para a liberação do tráfego no local.

O bloqueio, na altura do Tatuapé (zona leste), foi feito a dois dias do feriado em comemoração do aniversário de 465 anos da cidade, quando é esperado um fluxo intenso de veículos na rodovia.

A prefeitura estima que em torno de 50 mil carros passem pela ponte diariamente. Para o feriado, eram esperados mais de 200 mil veículos, segundo a CCR. Alterações no trânsito da região serão divulgadas pela CET.

O prefeito Bruno Covas chegou ao local às 19h50, acompanhado dos secretários de Obras, Vitor Aly, e de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, e de auxiliares.

Segundo Covas, o dano, na primeira viga acima do rio, foi grave e “muito semelhante” ao que levou o viaduto da Marginal Pinheiros a ceder em novembro do ano passado. Desta vez, contudo, a estrutura não cedeu.

“Muito provavelmente, dia mais, dia menos, a gente teria aqui nesta ponte o que nós tivemos lá no viaduto da Marginal Pinheiros”, afirmou ele, sem descartar que “talvez outros problemas apareçam” durante o processo.

O prefeito afirmou que entrou em contato com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, já que a ponte é federal, e que aguarda uma resposta de Brasília para dar início à recuperação, o que deve chegar amanhã.

“Nos colocamos à disposição para ajudar e, se for o caso, fazer a recuperação da viga”, disse. Depois, disse, pediriam ressarcimento ao governo federal.

“A ordem é fazer o mais rápido possível, mas também garantindo a segurança, garantindo que quando ela for entregue, nós vamos ter total tranquilidade para a população utilizar essa ponte.”

Por volta das 20h, a marginal Tietê apresentava 6,5 km de congestionamento na pista local no sentido Ayrton Senna. Na via central a lentidão atingia cerca de 4 km.

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, emitiu uma nota para avisar os usuários sobre o incidente, já que a via Dutra é um das suas principais rotas de acessos.

“Em razão da interdição da alça de ligação entre a pista expressa da marginal Tietê e rodovia presidente Dutra, o GRU Airport alerta a todos aqueles que desejam chegar ao aeroporto que utilizem a rodovia Ayrton Senna”.

A ponte interditada nesta quinta estava na primeira lista de estruturas viárias que necessitam passar por uma vistoria mais detalhada na capital.

Com a interdição da ponte, os motoristas agora possuem apenas uma alternativa para acessar a Dutra, pelo acesso à rodovia Fernão Dias. Para isso, no entanto, é preciso trafegar pela pista local ou central, já que essa via não tem ligação com a pista expressa.

No fim de novembro, parte de um viaduto na marginal Pinheiros, na altura do parque Villa-Lobos, cedeu e criou um degrau de cerca de dois metros na estrutura. A administração prevê para maio a retomada do trânsito no viaduto, quando as obras devem ser concluídas.

A relação das pontes prioritárias para obras de manutenção foi elaborada após a prefeitura pedir ao TCM (Tribunal de Contas do Município) autorização para contratar de forma emergencial, e sem licitação, empresa para realizar vistoria estrutural em 34 pontes e viadutos da capital.

Após o viaduto na marginal Pinheiros ceder, a gestão Covas revelou em documento enviado ao TCM que não possui informações sobre a real condição de uso das pontes e viadutos da cidade. A grande maioria das estruturas nunca havia passado pela chamada vistoria detalhada, apenas a visual, em que técnicos fazem a avaliação de forma superficial.

A relação foi uma exigência do TCM para liberar a contratação emergencial de empresas que vão apresentar em até quatro meses um laudo detalhado das estruturas viárias.

A alça de acesso da pista expressa da marginal Tietê para a Dutra foi uma das oito estruturas que passaram por essa vistoria superficial da prefeitura recentemente e foram avaliadas como problemáticas e, portanto, consideradas aptas a serem avaliadas de forma detalhada por uma empresa terceirizada.

Na semana passada, o prefeito afirmou que a administração irá concluir a vistoria superficial das 73 pontes e viadutos que constam no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Público.

Há mais de dez anos, o Ministério Público cobra da Prefeitura de São Paulo maior rigor na manutenção dessas construções.

Um TAC firmado em 2007, na gestão Gilberto Kassab (PSD), obrigou o município a criar um programa de manutenção para pontes, viadutos, galerias e túneis.

Como o TAC não foi cumprido, a prefeitura tenta, agora, reverter na Justiça a aplicação de multa de R$ 34 milhões.​

PONTES E VIADUTOS FEDERAIS

Em agosto, a Folha mostrou que uma em cada cinco pontes e viadutos sob jurisdição federal necessitam de ajustes. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), vinculado ao Ministério dos Transportes, detectou que 1.712 das cerca de 8.000 estruturas federais precisam de manutenção. Destas, 920 foram consideradas prioritárias.

O trabalho, no entanto, é lento. A meta do Dnit em 2018 era estruturar um plano de trabalho para a manutenção de 372 pontes e viadutos (desde limpeza e pintura até a recuperação de elementos estruturais) e para a reabilitação de 27 (adequação a novas necessidades, como aumento da capacidade de carga ou ampliação de dimensões).

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