Publicado em 04/04/2022 às 10h10
por Redação/via Secom
A Prefeitura de São Paulo inaugurou na última sexta, 1 de abril, na Casa de Cultura da Brasilândia, mais uma Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia). Essa entrega faz parte do processo de expansão que terá a implementação de mais três novas unidades até o final deste ano: na Casa de Cultura de Parelheiros (zona sul), no Parque Chácara das Flores (zona leste) e Parque Chácara do Jockey (zona oeste). As inscrições para a primeira turma da Brasilândia estarão abertas até 7 de abril e devem ser realizadas na própria unidade.
O prefeito Ricardo Nunes esteve presente na inauguração da unidade, assim como a vereadora Sandra Santana.
Novas unidades
O plano de expansão da Emia prevê, até 2024, dobrar as novas vagas para crianças entre cinco e sete anos de idade. Foram contratados 70 artistas educadores e quatro articuladoras, em processo seletivo com mais de mil inscritos. Pela primeira vez, ações afirmativas para artistas educadores pretos, pardos e indígenas foram realizadas, assim como para as vagas de crianças, buscando a equidade racial segundo censo do IBGE. Ao longo dos próximos três anos, o investimento total da Secretaria da Cultura será de, aproximadamente, R$ 30 milhões, com contrato de gestão compartilhada.
“Vamos expandir o ensino inovador da Emia para as periferias e contemplar ainda mais jovens, em todas as regiões da cidade. As crianças terão oportunidades de desenvolver suas habilidades em todas as áreas artísticas. A expansão nos quatro cantos da cidade começa aqui em Brasilândia”, disse a secretária da Cultura, Aline Torres. “O ensino da Emia introduz as crianças para o mundo das artes e trabalha a criatividade, o lúdico, e abre muitas possibilidades para os jovens de São Paulo, como aconteceu com Maria Gadu, que é fruto da Emia”, completou Aline.
Segundo a coordenadora de Teatro da Emia, Telma Dias, o aprendizado artístico melhora em vários os aspectos as crianças. “Aquelas que passam pela Emia tornam-se pessoas com mais empatias, mais sensíveis com possibilidade de se formarem em artistas”, disse Tema
Adicione Comentário