Publicada em 23/9/2026 às 9h40
Por Redação
Comparecer às urnas também pode servir para atualizar a Prova de Vida de aposentados, pensionistas e beneficiários de programas assistenciais pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com nota veiculada no site do Ministério da Previdência Social, a participação nas eleições integra o conjunto de informações utilizadas pelo governo para confirmar automaticamente que o beneficiário está vivo. A medida reduz a necessidade de deslocamentos ou de procedimentos específicos para essa finalidade.
A determinação abarca cerca de 40 milhões de benefícios ativos no Brasil, entre aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais. Para a população sênior, o mecanismo pode estimular o comparecimento às urnas dos eleitores 70+, grupo etário para o qual o voto é facultativo.
Dados eleitorais já ajudaram a atualizar milhões de cadastros
A nota veiculada no site do Ministério da Previdência Social revela que, em 2024, a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral registrou eventos eleitorais relacionados a 20,95 milhões de beneficiários. Essas informações contribuíram para a atualização de aproximadamente 5 milhões de Provas de Vida. Isso não significa, entretanto, que quem deixa de votar precisa automaticamente fazer a comprovação presencial.
O comparecimento eleitoral é apenas uma das fontes utilizadas pelo INSS. Quando não há registro de votação, o instituto busca outras informações em bases governamentais por meio de seu sistema de cruzamento de dados. Emissão ou renovação de documentos, atendimentos em órgãos públicos e outros registros oficiais podem funcionar como evidências de que o beneficiário está vivo. Somente quando não são encontrados dados suficientes para essa confirmação é que o segurado poderá precisar adotar outro procedimento para regularizar sua situação. Na prática, o modelo transforma atividades cotidianas realizadas perante o poder público – entre elas o próprio exercício do voto – em informações capazes de alimentar automaticamente a Prova de Vida, diminuindo a necessidade de o cidadão comprovar presencialmente uma informação que o Estado já possui.
Em 2022 o comprovante de votação também foi usado como Prova de Vida pelo INSS.










