Publicada em 13/2/2026 às 10h09
Por Redação
Das escolas de samba aos blocos de rua, o Carnaval de São Paulo se consolida cada vez mais como o maior do Brasil. Na Zona Norte da cidade, o Sambódromo do Anhembi, se prepara para apresentar um grande espetáculo a um público estimado em 350 mil pessoas que vão assistir aos desfiles das 14 escolas do Grupo Especial, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), além das 8 do Grupo de Acesso 1, no domingo (15). A Prefeitura participa da estrutura do evento em diversas frentes.
Foram investidos R$ 57 milhões na Liga Independente das Escolas de Samba para contemplar as 32 agremiações associadas. Além disso, o público terá à disposição três postos médicos para atendimento de emergência, com 8 equipes de saúde por dia e 16 ambulâncias (incluindo UTIs móveis) de plantão contínuo. A segurança do local será reforçada, com 866 Guardas Civis Metropolitanos dedicados à área interna e arredores do Anhembi, 62 câmeras do Smart Sampa na região do sambódromo.
Acessibilidade
Para garantir a inclusão, o Camarote Espaço da Cidade terá uma cabine com audiodescritores que transformarão imagens em informações faladas para pessoas cegas e com deficiência visual, com transmissão em tempo real pelo canal da pasta no YouTube (@smpedsp). Saiba mais
A Central de Intermediação em Libras (CIL), serviço que facilita a comunicação de pessoas surdas e com deficiência auditiva por meio de videochamadas em tempo real com intérpretes de Libras, terá um ícone exclusivo para o Carnaval 2026, por meio do aplicativo CIL-SMPED. Com esta Central, o munícipe tem acesso ao atendimento de serviços essenciais, como SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia, entre outros, de forma acessível e acolhedora. O aplicativo está disponível para Android e iOS, não consome dados móveis e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
O serviço Atende+ irá funcionar na ligação entre o Metrô e o Sambódromo.
Mobilidade
Duas linhas serão ativadas para fazer a ligação do Sambódromo às estações do Metrô, operando nos dias 13, 14, 15 e 21 de fevereiro, com a tradicional tarifa de R$ 5,30. Entre 0h e 23h59 do domingo (15) as viagens nos ônibus serão gratuitas por conta do “Domingão Tarifa Zero”.
O público poderá embarcar nas estações Portuguesa-Tietê, na linha 1-Azul e Palmeiras-Barra Funda, na linha 3-Vermelha. As linhas serão expressas, fazendo o percurso direto entre as estações e o Anhembi e irão operar durante toda a noite, garantindo também a volta para casa após os desfiles.
Foto:mundodamusicamm



















