Publicado às 9h50
G1 São Paulo
A Prefeitura de São Paulo promete liberar mais 5 km da pista expressa da Marginal Pinheiros em até duas semanas. Também disse que a Ceagesp passará a abrir três horas mais cedo para caminhões para evitar congestionamento no início da manhã.
Atualmente, a Marginal Pinheiros tem 10 km interditados no sentido da rodovia Castello Branco após o viaduto ceder na madrugada da última quinta-feira (15).
Apesar do prazo citado, a expectativa é a de que o trecho seja liberado no início da próxima semana. Inicialmente, o bloqueio da pista expressa chegou a 20 km. Na segunda (17), foram liberados outros 10 km que estavam interditados.
A cidade de São Paulo registrou pico de lentidão de 153 km às 9h desta quarta-feira (21), primeiro dia útil desde que o viaduto na Marginal Pinheiros cedeu, na quinta-feira (15),
O único novo trecho de liberação dos 5 km depende da obra física de transposição dos canteiros e a retirada de interferências. Isso está acontecendo com uma rapidez bastante grande. Se a gente conseguir fazer isso até o final da semana, eu acredito que até a semana que vem nós já teremos uma condição operacional melhor do que temos hoje”, afirmou.
“Nós estamos trabalhando para liberar mais 5 km, chegar mais próximo possível à interdição do viaduto. Vai nos dar uma capacidade operacional de 15 km”, declarou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes João Otaviano.
Os 5 km que ficarão interditados até a conclusão da obra no viaduto vai da Arruda Botelho, na altura do Shopping Villa-Lobos, até depois do bloqueio do Viaduto Lazio Braun. “A parte posterior do viaduto que cedeu vai ficar bloqueada por falta de acesso e a parte anterior é a última saída que a gente tem. Então nós estamos chegando o mais perto possível da interdição para ter o menor bloqueio possível na marginal”, declarou João Octaviano.
Ele descarta a possibilidade de liberar as faixas exclusivas de ônibus pois defende o uso do transporte coletivo para amenizar o trânsito.
Ceagesp
No fim da tarde, a Secretaria dos Transportes anunciou que a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) concordou em antecipar a abertura dos portões para os caminhões das 3h para a 0h. Dessa forma, o próprio entreposto passará a funcionar mais cedo.
Em reunião envolvendo integrantes da Prefeitura, da Ceagesp e da Polícia Miliara, a Ceagesp concordou em ampliar de 5 para 11 o número de faixas de acesso de caminhões, segundo a pasta. O entreposto também implantará duas novas entradas: uma com duas cabines no portão 10, localizado na Avenida Professor Ariovaldo da Silva; e outra no Portão 15, que fica na Rua Xavier Kraus.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá implantar mão-dupla na Rua Xavier Kraus, o que permitirá aos motoristas ir da Marginal Pinheiros em direção à Avenida Dr. Gastão Vidigal e, assim, acessar o Portão 3.
A Polícia Militar irá reforçar as equipes na área para garantir segurança nas ruas de acesso ao portão 10, e já aumentou a quantidade de policiais em motos na região.
Táxi com desconto
Também nesta quarta, uma reunião entre Prefeitura e taxistas definiu que, a partir de quinta (22), corridas feitas por meio do aplicativo SP Táxi terão 40% de desconto para quem embarcar ou desembarar na região próxima ao viaduto.
A medida visa incentivar que as pessoas deixem de ir trabalhar usando carro próprio.
Adicione Comentário