Publicado em 17/06/2022 às 9h20
por Redação
Na antiga quadra da escola de samba Vai-Vai, onde será construída a Estação 14 Bis da Linha 6-Laranja, equipes da concessionária Acciona encontraram vestígios arqueológicos que remetem a uma comunidade quilombola que viveu no Bixiga até o começo do século XX. A descoberta foi feita durante as escavações da futura estação, no trecho entre as ruas Doutor Lourenço Granato e Manoel Dutra.
Os trabalhos no local não foram interrompidos por conta da descoberta, mas arqueólogos estão acompanhando as obras para evitar possíveis danos ao sítio arqueológico, cujo valor histórico é tido como de alta relevância, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Adeus ao Bixiga
A Vai-Vai deixou oficialmente o bairro em setembro de 2021, após 50 anos no endereço, em razão da Linha 6-Laranja. Em troca do terreno, que foi requisitado em 2015 pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, a Prefeitura de São Paulo cedeu um terreno municipal de três mil metros quadrados na Marginal do Tietê, na Av. Presidente Castelo Branco, 7729, altura da Água Branca.
Adicione Comentário