EDUCAÇÃO

Alunos da rede estadual priorizados com chip de internet devem agendar retirada

Publicado em 19/03/2021 às 09h

Por Redação/Portal do Governo 

Os alunos matriculados na rede estadual de São Paulo considerados prioritários e contemplados para receber chip de internet fornecido pela Secretaria Estadual da Educação devem agendar sua retirada nas escolas em que estudam.

As unidades da rede estadual estão em recesso, mas seguem abertas para oferecer alguns serviços, entre eles, a entrega dos chips. No total, são 500 mil, com prioridade aos alunos mais vulneráveis, de acordo com o CadÚnico. Os dispositivos estão disponíveis aos alunos de anos finais do ensino fundamental e do ensino médio das escolas estaduais.

Para fazer parte da iniciativa de Ensino Híbrido, ao receber o chip, o aluno terá de acessar os conteúdos do CMSP e de outras plataformas parceiras até 1h45 por dia, caso sejam do período diurno, e até 1h15, caso sejam do noturno. Todos serão orientados pedagogicamente por um professor duas vezes por semana, via chat do CMSP.

Além do ensino remoto, com um grupo de colegas, os estudantes poderão utilizar o chip para realizar projetos nos grupos da iniciativa de ensino híbrido. Caso todas as etapas do programa sejam concluídas, cada grupo receberá R$ 300 para utilizar na escola e tirar projetos do papel.

Como confirmar interesse

A manifestação pelo chip deve ser realizada na Secretaria Escolar Digital – SED, na aba Manifestação de Interesse dos Alunos ao Chip, no site: sed.educacao.sp.gov.br, com o login e senha do aluno (mesmo do app CMSP).

Caminho: Aluno > Questionário – Chips de Internet > Responder > Leia as instruções e responda às três questões > Clique em Salvar.

Orientação de estudos na iniciativa de ensino híbrido

Focada em alunos de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, a iniciativa de ensino híbrido tem como objetivo a recuperação e aprofundamento da aprendizagem, bem como o fortalecimento dos vínculos dos alunos às suas escolas. Para tanto, a ação contempla a expansão de carga horária, a diversificação da oferta por meio da utilização de metodologias híbridas de ensino, a orientação semanal de estudos em grupos menores com professores da rede e a distribuição de chips de dados móveis.

A estratégia é realizada por mecanismo de adesão voluntária, tanto por parte de professores, como de alunos e tem como público-alvo prioritário os estudantes vulneráveis da rede tanto de escolas regulares de anos finais do ensino fundamental e do ensino médio do período diurno quanto noturno, por se tratar de uma ação com foco na redução das desigualdades.

A orientação de estudos realizada por professores da rede será articulada com a realização de trilhas formativas online, com conteúdos do Centro de Mídias e plataformas educacionais parceiras.

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