Publicado em 19/03, às 12h50
Por Priscila Perez
Com as pontas dos dedos, eles produzem arte combinando delicadeza e criatividade. São esses artistas os grandes homenageados deste 19 de março, o Dia Mundial do Artesão. Para celebrar a data, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), em Taipas, na zona noroeste, destacou em seu site a importância dessa antiga profissão, que hoje – mais do que nunca – tem apontado como propulsora da economia criativa. “Ele molda o inédito, o desconhecido, o imensurável. O pensamento e a emoção se misturam com a argila, com o barro, com os tecidos e com a cerâmica, criando um novo elemento”, versa a professora Ana Maria Gentil, do curso de graduação em Pedagogia.
Significado
A palavra “artesão” vem de “indivíduo que pratica arte ou ofício que depende de trabalhos manuais”. Sua arte é única e artesanal, bem como suas peças, que não podem ser reproduzidas em série. A data, 19 de março, tem a ver com São José, o padroeiro da categoria.
Para saber mais sobre a profissão e ampliar seus horizontes artísticos, a FAEP oferece o curso de graduação em Artes Visuais em que é possível aprimorar o olhar e a imaginação.
Adicione Comentário