EDUCAÇÃO

Quarentena pode estender ano letivo até 2021 em escolas públicas

Publicado em 18/03, às 12h30

Por Priscila Perez

O ano letivo mal começou, mas as aulas logo mais estarão integralmente suspensas na capital. Por medida de segurança, as redes estadual e municipal de Educação anunciaram a interrupção de suas atividades por tempo indeterminado, a depender da evolução da epidemia de coronavírus em São Paulo. Esta indefinição, entretanto, é o principal desafio a ser superado pelas autoridades educacionais do Estado. Isso porque, quanto mais tempo os estudantes ficarem longe das escolas, mais difícil será cumprir o ano letivo em 2020.

Foto: Reprodução/Godong/Getty Images,

Se as férias forçadas durarem apenas 15 dias, as 800 horas previstas (o equivalente a 200 dias) poderão ser executadas em dias úteis. Mas se a quarentena durar mais tempo, o poder público será obrigado a estender o ano letivo para janeiro de 2021, embolando o calendário escolar. Uma das soluções seria repor as aulas aos sábados, mas tudo depende do avanço (ou não) do coronavírus.

Para não comprometer o processo de aprendizagem, o governo estadual anunciou na última segunda-feira um aplicativo gratuito para que os estudantes, impedidos de frequentarem a escola, possam ter acesso a atividades educativas durante o período de recesso. Porém, ainda não há definição sobre a validade desse conteúdo para o cálculo do ano letivo.

Esse imbróglio será discutido nesta quarta-feira, 18 de março, pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE), órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional paulista. Uma das propostas defendidas pelo colegiado é cumprir até 20% da carga horária do ensino médio na modalidade de ensino a distância. Para o ensino fundamental (do sexto ao nono ano), a ideia é documentar todas as atividades desenvolvidas remotamente pelos alunos.

Suspensão das aulas

A decisão conjunta entre Prefeitura e Governo de São Paulo afeta 3,5 milhões de alunos da rede estadual e 1 milhão de estudantes da rede municipal. O Centro Paula Souza e as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) também vão suspender as aulas presenciais.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • L'inconnue
  • Travaux d'automne
  • le courroux
  • joker tulip
  • Naomie
  • jessy
  • Passementerie à la Polonaise
  • Les oranges
  • None of us ... is.