EDUCAÇÃO

Imprensa Jovem da EMEF Josué de Castro participa de aula de Educomunicação na ECA/USP

Publicado em 20/06, às 11h59
por Redação

Os estudantes do programa Imprensa Jovem da EMEF Josué de Castro, DRE Pirituba/Jaraguá, participaram de uma aula na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Nesta aula, eles compartilharam suas experiências com alunos dos cursos de Licenciatura em Educomunicação, na disciplina Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) I e III, ministrada pelos professores doutores Claudemir Viana e Thaís Brianezi.

Convidados pela professora doutora Thaís Brianezi, os estudantes do Programa Imprensa Jovem e do Grêmio Estudantil, acompanhados pelo professor Leonardo Cardeal da Costa, orientador do Imprensa Jovem, foram até a universidade para apresentar as práticas realizadas durante o ano letivo. Estiveram presentes a coordenadora pedagógica Emanuele Almeida e os auxiliares técnicos de educação Ariele Maia e Carlos Eduardo de Jesus, que apoiaram os jovens na troca de experiências com os universitários e professores da graduação.

Os jovens educomunicadores relataram suas vivências no projeto, que incluem cobertura jornalística, produção de conteúdo multimídia, entrevistas, elaboração de roteiros, fotografia, gravação e edição. Eles explicaram os motivos que os levaram a participar do Imprensa Jovem e a importância dessa experiência para suas aprendizagens e desenvolvimento pessoal. Julia Moraes Rocha, do 9º ano C, destacou a participação ativa de todos: “Foi uma experiência edificante, já que conhecemos uma das melhores universidades. Gostei muito de como todos foram bem participativos, tanto os universitários, quanto nós do Imprensa Jovem e do Grêmio.”

Erika Gonçalves Lima, do 9º ano B, valorizou a oportunidade de compartilhar a realidade do Imprensa Jovem com os universitários, enquanto Mariane Sanches Cuter, do 6º ano A, ressaltou a importância de conhecer um lugar de tanto conhecimento: “Foi uma das minhas melhores experiências”. Além disso, os estudantes discutiram a cobertura das eleições do Grêmio Estudantil da escola e mostraram um vídeo sobre o processo eleitoral, destacando a autonomia e protagonismo dos alunos.

Cauã Rodrigues Vieira, do 9º Ano B, refletiu sobre a importância de visitar a universidade: “Visitar a universidade que sonho algum dia frequentar e aprender mais sobre a história do projeto foi uma experiência muito legal.” A professora doutora Thaís Brianezi reconheceu o mérito do projeto: “O trabalho da Imprensa Jovem da EMEF Josué de Castro é exemplar. O professor Leonardo consegue fazer uma articulação incrível da educomunicação com o Grêmio Estudantil e a Sala de Leitura.”

O professor Leonardo destacou a importância da visita para a formação dos estudantes: “Os alunos e alunas da EMEF Josué com muito empenho, compromisso e dedicação realizam práticas incríveis que impactam toda a comunidade escolar.” Ele enfatizou que tanto o Imprensa Jovem quanto o Grêmio Estudantil refletem os esforços da escola, professores, profissionais da educação e famílias em busca de uma aprendizagem significativa e de qualidade.

A visita à ECA/USP permitiu aos estudantes conhecer a história da educomunicação e refletir sobre o papel da imprensa jovem na formação cidadã, além de discutir o papel do jornalismo e da educação no contexto do Programa Imprensa Jovem.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training
  • Immediate ceasefire
  • Bats rdv
  • Sombra
  • Garden-party
  • Marco