Publicado em 20/05, às 10h32
por Redação
Na manhã de sexta-feira (17), um grupo de quatro estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá ganhou o primeiro lugar no Hackathon Mulheres + Empreendedoras & Inovadoras. O evento, organizado pela Inova CPS em parceria com o Metrô de SP, desafiou jovens a criar soluções com o tema “Como combater a violência contra a mulher, do subterrâneo ao terrestre”.
Julia Mendes Lima, Mariana Andrade Rodrigues, Paula Rodrigues Fagundes e Rayssa Moreira Silva foram premiadas pelo Projeto BPA (Botão de Proteção e Amparo), um aplicativo com um botão de emergência virtual que acelera a resposta dos agentes de segurança diante de comportamentos suspeitos. O projeto também utiliza inteligência artificial para monitoramento e prevenção.
O segundo lugar foi para a Etec Paulo do Carmo Monteiro de Caieiras, com o projeto Help Me, de Ana Vitória da Silva Oliveira, Agnes Barbosa Santos e Ewelyn Rose Vicente da Silva. O terceiro lugar foi para a Etec de São Mateus, com o projeto Elas por Elas, de Emilly dos Santos Sousa, Isabela Aparecida Araújo e Larissa Alves de Oliveira.
A maratona incluiu uma fase online e um encontro presencial no Pátio Jabaquara do Metrô, onde os melhores projetos receberam mentoria para transformar as ideias em protótipos. O objetivo do hackathon foi estimular a criação de produtos ou serviços para melhorar a segurança e o bem-estar das mulheres no transporte público. Segundo a última pesquisa de perfil do passageiro do Metrô de SP, 57% dos usuários são mulheres.
Adicione Comentário