EDUCAÇÃO

Projeto participativo de arquitetura da EMEF Philó Gonçalves dos Santos, em Perus, é premiado

Publicado em 27/06, às 14h50
por Redação

O projeto participativo de arquitetura “Ecoparque Educativo EMEF Philó: um processo participativo em desenvolvimento”, realizado pela EMEF Professora Philó Gonçalves dos Santos, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) e com o Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá-Perus e Anhanguera (TICPs), ganhou os prêmios ABAP Roberto Burle Marx e Premia Sampa 2024. 

A iniciativa visa transformar uma área verde com mais de 14 mil/m² atrás da escola, localizada em Perus, em um espaço educacional, cultural e de lazer. Desenvolvido de forma participativa com professores, estudantes e comunidade escolar, além de integrantes da FAU e de parceiros como a UMAPAZ, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o “Ecoparque Philó” tem como diretriz a acessibilidade universal e espaços lúdicos e de lazer, sempre integrados em uma perspectiva didática. 

Estão previstos espaços como área esportiva, parque, pista de skate, jardim de chuva, anfiteatro, árvores urbanas e frutíferas, horta agroecológica, entre outros. 

O projeto ficou em 2º lugar na categoria “Prática de Planejamento da Paisagem, Categoria Processo” do Prêmio ABAP Roberto Burle Marx (2024). Ele integra as ações colaborativas de outro projeto, o “Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá-Perus-Anhanguera (TICP-JPA): etapas de um processo colaborativo de planejamento da paisagem”, que também foi premiado, e ficou 1º lugar na mesma categoria.

O “Ecoparque Philó” em parceria com a UMAPAZ/SVMA também conquistou, nesta semana, o 2º lugar no Premia Sampa 2024, na categoria Iniciativas Locais. O Premia Sampa, organizado pela Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de SP, reconhece e premia inovações na administração municipal e conta com a participação de servidores públicos, empresas, organizações da sociedade civil, startups e universidades.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi
  • olfactory trauma
  • Les ragazzi
  • Renger-Patzsch
  • Jango Jumbo