Publicado em 24/05/2022 às 10h30
por Redação
Quando há fogo na Terra Indígena do Jaraguá, é possível ver no horizonte a chama consumindo o verde exuberante da floresta. Há dois anos, uma queimada na região colocou em risco a comunidade e atingiu, até mesmo, o cemitério sagrado dos guaranis, na aldeia Tekoa Itakupe. O vento rápido ajudou a espalhar os focos de incêndio.
Esse triste episódio que mobilizou o Jaraguá em torno dos guaranis compõe a mostra fotográfica TURI, um projeto da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado que retrata o impacto das queimadas nas florestas em várias partes do país. A exposição, que reúne 79 fotos e três vídeo-reportagens produzidos por 24 fotojornalistas da entidade, está disponível na Casa de Cultura Odisseia (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463, Cerqueira César).
Veja também: Mulheres guaranis do Jaraguá viram brigadistas para defender aldeia contra incêndios
Na foto a seguir, é possível ver um indígena do povo guarani tentando combater o incêndio na Terra Indígena do Jaraguá, próximo à aldeia Tekoa Itakupe. A foto é de 21 de junho de 2020.
Mostra fotográfica TURI
- Quando: até 5 de junho;
- Onde: Odisseia Casa de Cultura (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463, Cerqueira César) -quintas e sextas-feiras, das 16h às 20h, e sábados e domingos, das 14h às 19h.
Adicione Comentário