REGIONAL

Mulheres guaranis do Jaraguá viram brigadistas para defender aldeia contra incêndios

Publicado em 07/04/2022 às  9h20

por Redação/via Repórter Brasil

“Não adianta só a gente falar que protege a floresta, tem que atuar.” Para a guarani Sonia Barbosa, da aldeia Tekoa Ytu, na região do Jaraguá, o melhor jeito de preservar o verde e garantir a sobrevivência de seu povo é sendo brigadista. Segundo a Prefeitura de São Paulo, vivem na região cerca de 616 indígenas.

Foto: Reprodução/ Mariana Chama/Repórter Brasil

Numa vigília constante contra o fogo, ela observa do Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade, se há focos de incêndio pela região, onde repousa uma das últimas vegetações remanescentes de Mata Atlântica em solo urbano. “Na mata em fogo, a gente entra sem saber como vai sair. São muitos os riscos pois estamos na linha de frente, mas é gratificante. Nosso pensamento é um só: o de acalmar o fogo. É como se a gente chegasse na queimada e falasse pro fogo: ‘calma, a gente vai te acalmar’, como um psicólogo. É com essa sabedoria que temos da natureza que combatemos o fogo”, relata a guarani.

Brigadistas em falta

Embora ainda sejam minoria entre os brigadistas, as mulheres são um importante reforço no combate às queimadas em território indígena. Para se ter ideia, segundo a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o número de brigadas indígenas é insuficiente no país. A equivalência é de um brigadista para 224 quilômetros quadrados de área. Além disso, a atuação dos grupos é precarizada por limitações operacionais, materiais e financeiras. Na Terra Indígena (TI) do Jaraguá, faltam, por exemplo, veículos adequados e binóculos de maior alcance para garantir um combate eficiente ao fogo.

Incêndio no Pico do Jaraguá em 2018. Foto: Reprodução/BandNews

A guarani foi capacitada pelo programa Corta-Fogo, do governo de São Paulo, que é voltado à prevenção e combate a incêndios florestais.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden-party
  • Marco
  • Poline
  • Fête nationale
  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi