Publicado às 9h20
Folha de SP
Dois meses após perder o suporte financeiro da Caixa Econômica Federal e mergulhar em incertezas, o Belas Artes anunciou, nesta quinta (2), que já tem novo patrocinador.
Depois de passar por bancos, como HSBC e Caixa, o complexo, localizado em São Paulo, terá o patrocínio da marca de cerveja Petra, que fica responsável por cobrir parte do orçamento anual do cinema, cujo principal gasto é com aluguel. Na rua da Consolação e a poucos metros da avenida Paulista, o endereço vale cerca de R$ 2 milhões ao ano.
Nas negociações, entraram em jogo os “naming rights” (a concessão do direito de a empresa embutir seu nome ao complexo em troca de investimento). O Cine Belas Artes, portanto, passa a se chamar Petra Belas Artes a partir desta quinta. A parceria não gera qualquer tipo de mudança na programação das salas.
“É muito bom estar aqui hoje para anunciar algo que, como profissional e como pessoa, é muito importante para mim. A gente não poderia deixar fechar as portas desse espaço que é tão democrático, é tão acessível”, disse Eliana Cassandre, diretora de comunicação da Petra.
Sem revelar números, André Sturm, proprietário do cinema, disse que o acordo com o novo patrocinador é de cinco anos, e que os valores são superiores ao que tinha anteriormente. De acordo com Sturm, ele procurava uma parceria de três anos e foi o próprio grupo Petrópolis que ofereceu um contrato mais extenso.
“Eles nos procuraram, demonstraram interesse e foi algo incrivelmente simples e fácil. E é muito significativo destacar esse patrocínio em um momento em que a cultura está sendo colocada em um dos últimos planos”, completou.
Além de a curadoria de filmes continuar com Sturm, o proprietário do cinema diz que a ideia é expandir a programação, com eventos de artes cênicas e música. A previsão é que eles comecem a ocorrer entre julho e agosto. Noites com bartenders convidados para preparar drinques feitos com a cerveja também estão nos planos.
Sturm espera que a chegada da Petra ao cinema motive empresas de outros ramos, e não apenas bancos, a patrocinarem espaços culturais da cidade. “Espero que outras empresas vejam que uma cerveja está patrocinando o Belas Artes e que isso gere outras iniciativas”, afirmou.
“É uma marca que nunca patrocinou um espaço cultural e que agora vai patrocinar um de ponta. É uma aposta em um patrimônio da cidade, com recursos da empresa. Eu acho admirável.”
A Petra faz parte do grupo Cervejaria Petrópolis, cujo rótulo mais popular é a Itaipava —completam o portfólio da empresa as marcas Crystal, Lokal, Black Princess e Weltenburger, além da Petra. Em 2017, a Petrópolis adquiriu a Brassaria Ampolis, que detém as cervejas Cacildis, Biritis, Forévis e Ditriguis. Destes, apenas os rótulos Petra e Cacildis serão comercializados dentro do cinema.
Não é de hoje que o grupo patrocina eventos no país, mas a maioria dos investimentos havia sido na área esportiva. A Arena Fonte Nova, por exemplo, vendeu os “naming rights” para a marca Itaipava. O acordo com o estádio gira em torno de R$ 3 milhões por ano.
Histórico
Desde 2014, quando foi reaberto após grande mobilização de políticos e sociedade civil, o Cine Belas Artes integrava a rede de patrocínios culturais da Caixa —e ostentava a marca do banco em seu nome. Em fevereiro, no entanto, recebeu a notícia do fim da parceria.
O corte foi seguido de outras revisões de patrocínios promovidas pelo governo Bolsonaro em empresas como Banco do Brasil, BNDES, Petrobras e Correios. Junto com a Caixa, elas destinaram ao menos R$ 128 milhões à cultura em 2018
Com seis salas de projeção, o Belas Artes foi eleito em pesquisa Datafolha o melhor cinema de rua e o detentor da melhor programação alternativa de São Paulo. Inaugurado em 1967, o endereço ficou fechado entre 2011 e 2014, quando firmou parceria com a Caixa para reabrir.
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