ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Memorial: Tapeçaria de Tomie Ohtake destruída em incêndio de auditório é recriada

Publicado às 12h40

Folha de SP

Quando um incêndio destruiu parte do auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em 2013, uma obra encomendada na década de 1980 por Oscar Niemeyer à artista plástica Tomie Ohtake (1913-2015) foi consumida pelas chamas.

A solução dada pela artista na época foi refazer a tapeçaria de 840 m² que cobria as paredes do auditório. O projeto foi continuado pelo filho e diretor presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake.

Autorizada a reforma do espaço em 2014, o Memorial negociou a reconstrução da peça com o instituto, que selecionou a empresa Punto e Filo, de Perus, na zona norte, para executar o projeto.

A nova tapeçaria seguiu à risca o formato e cores da original, recomendação feita pela artista e supervisionada por Vera Fujisaki e Jorge Utsunomiya, arquitetos que trabalharam com Tomie por mais de 30 anos.

A peça original era composta por 840 quadrados de 1 m² cada um, construídos em um tear computadorizado e montados como se fossem um mosaico.

A versão de 2017 foi refeita como uma só peça de 70 m de comprimento. Foi usada uma máquina semelhante à de costura e a maior parte do trabalho foi feito manualmente, segundo Marinho Pisaneschi, diretor da Punto e Filo.

Foram necessários cerca de quatro meses para a finalização do projeto, que chegou a ter cerca de 50 artesãos trabalhando na peça ao mesmo tempo –a tapeçaria foi separada em duas partes: o fundo azul que preenche a parede, e as linhas em tons de amarelo e vermelho.

Ao todo, a tapeçaria pesa mais de quatro toneladas e recebeu os ajustes finais dentro do auditório, para ser colada nas paredes este mês.

O material utilizado foi pensado para não repetir o episódio de 2013. “Tudo no auditório hoje é preventivo, não propaga fogo. Os fios da tapeçaria e dos carpetes são antichamas”, diz Irineu Ferraz, presidente do Memorial.

A obra foi patrocinada –os fios foram doados pela empresa Invista e o trabalho manual foi cedido pela Punto e Filo. Seu valor estimado é de R$ 1,8 milhão.

A reabertura do auditório ao público será em 15 de dezembro, com programação cultural gratuita –as atrações estão sendo definidas. Segundo Ferraz, 93% da reforma está concluída.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Sub
  • Angelina
  • Brenda
  • Emma
  • Ilka
  • Emma
  • Geai-des-chênes
  • way out
  • virago