Publicado em 13/02/2023 às 10h20
por Redação
Como proceder quando o terreno do vizinho está com mato alto ou, aparentemente, abandonado? Para um de nossos leitores, cujo nome será mantido em sigilo, a resposta veio após 50 anos de reclamações, com a bem-vinda intervenção da Prefeitura. Em relato enviado à FN, ele conta que o mato em um terreno na Rua Professor Malta Machado, em Pirituba, tem causado transtornos à vizinhança, que é obrigada a conviver com mosquitos e pernilongos. “A Prefeitura, infelizmente, não está nem aí, pois há mais de 50 anos reclamamos desse terreno – e nada foi feito até hoje. Ao menos o proprietário deveria manter o local limpo.” Em posse da reclamação, a Prefeitura acionou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para verificar se há focos de mosquitos no local, os quais não foram “visualizados”. Já Subprefeitura Pirituba/Jaraguá pontuou que o proprietário será autuado e intimado a realizar a limpeza do local, sob pena de nova multa a cada 60 dias até que seja cumprida a determinação. Confira o relato na íntegra e a resposta da Prefeitura sobre o caso.
Mato no terreno ao lado
“Amigos desse conceituoso jornal, venho mais uma vez pedir urgente ajuda a respeito de um terreno na Rua Professor Malta Machado. Sempre foi um grande problema, pois o dono não está nem aí. O mato está enorme, os pernilongos são aqueles pretos horríveis, tem todo tipo de bicho que vocês possam imaginar. A Prefeitura, infelizmente, também não está nem aí, pois há mais de 50 anos reclamamos desse terreno – e nada foi feito. Pelo menos o proprietário deveria manter ele limpo. E duvido que ele tenha recebido alguma multa. Por favor, ajudem-nos.”
RESPOSTA
Assessoria de Imprensa Secretaria Municipal da Saúde e Subprefeitura Pirituba/Jaraguá
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que equipes da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) Pirituba e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Pirituba realizaram, na quarta-feira (8), uma ação de vistoria no endereço citado. No local, não foi visualizado nenhum foco aparente de mosquito. Como a proprietária não estava no imóvel no momento da visita, um agente comunitário de saúde irá retornar à casa para orientar a moradora, acompanhados da Uvis de referência. A pasta esclarece que não havia recebido nenhum chamado para o endereço. A SMS reforça que as equipes das Uvis trabalham o ano todo no combate à proliferação de mosquitos Aedes aegypti e o Culex quinquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo, com ações de prevenção e controle em todas as regiões da cidade. Em 2023, até o momento, foram realizadas 318.152 ações de prevenções ao mosquito Aedes aegypti na cidade de São Paulo. Ao todo, foram 119.869 visitas casa a casa, além de 4.033 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, 165.725 ações de bloqueios de criadouros e nebulizações, entre outras atividades específicas. Em 2022, foram feitas mais de 5 milhões de ações de prevenção. As solicitações de vistoria podem ser realizadas pelo telefone 156 – serviço “Pernilongo/Mosquito – Solicitar vistoria em local infestado” ou diretamente no site: sp156.prefeitura.sp.gov.br.
A Subprefeitura Pirituba/Jaraguá pontua ainda que o terreno localizado na Rua Professor Malta Machado é particular. O proprietário será autuado e intimado a realizar a limpeza do local, sob pena de nova multa a cada 60 dias até que seja cumprida a determinação, conforme estabelece a Lei n.º 15.442/11.
Adicione Comentário