Publicado às 9h10
Folha de SP
Você sabia que o alho ajuda a manter o sistema imunológico forte e que pode evitar os resfriados nesta época do ano? “O alho tem alicina, que age como um antibiótico natural e já foi utilizado até no preparo de xaropes”, diz Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Esse e outros temperos, além de darem sabor especial aos alimentos, ainda podem ser bons parceiros da saúde. Cecília Padilha, influenciadora digital de gastronomia, 37, usa os temperos para manter a boa forma.
“Consumo todos os tipos de tempero e, de tanto gostar, comecei a pesquisar a respeito”, conta ela. “Descobri que alguns ingredientes auxiliam na perda de peso, como pimenta, gengibre e canela em pau, pois aceleram o metabolismo.”
Para Thais Barca, nutricionista da Clinutri, é importante conhecer as propriedades de cada iguaria. “Existem estudos que afirmam que a cúrcuma ajuda a minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia”, conta ela. “Mas, claro, nenhum tempero substitui a medicação. O tempero é apenas um aliado da saúde ou um preventivo.”
O alerta da nutricionista é para evitar que os temperos sejam usados de maneira errada. “O alecrim, por exemplo, é muito utilizado na culinária e tem um efeito digestivo que auxilia na sensação de estar estufado”, explica ela.
“No entanto, ele também é conhecido por acelerar o sistema nervoso central, o que pode causar dor de cabeça.” Os temperos termogênicos têm a função de manter a temperatura do corpo para que ele possa funcionar bem e para que mantenha as funções metabólicas normais.
“Dessa forma, o corpo utiliza os alimentos ingeridos, convertendo as calorias em calor”, afirma Lidiane Barbosa, chef funcional. “A pimenta, por exemplo, é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gordura no corpo”, diz ela.
O ideal é sempre consumir os alimentos em sua versão crua. “A canela pode ser colocada em uma garrafa de água para aromatizar”, diz Marisa Resende Coutinho, nutricionista.
Outra maneira simples de consumir é por meio do preparo de chás. Thais Barca explica que há duas formas de fazer chá para aproveitar os benefícios de plantas. “As plantas moles e as folhas devem ser colocadas na água já aquecida. Depois, tampe a panela e deixe por dez minutos, e o chá ficará pronto para o consumo com os benefícios da planta”, conta. “As partes duras da planta, como raiz ou cascas, precisam ser fervidas na água por dez minutos.”
AS QUALIDADES DE CADA UM
Alecrim Efeito digestivo
Alho Ação anti-inflamatória, ajuda no controle do colesterol e fortalece o sistema imunológico
Anis estrelado Ajuda a eliminar gases; é digestivo, diurético e expectorante
Canela Ajuda a controlar a hipertensão e a diminuir a quantidade de açúcar no sangue
Chá verde Favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia
Cúrcuma Efeito antioxidante e anti-inflamatório. Existem estudos que mostram que o tempero ajuda a minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia
Gengibre Efeito preventivo para refluxo e ajuda a controlar o colesterol
Orégano Ação antifúngica, que previne ou inibe a proliferação dos fungos
Pimenta caiena Efeito anti-inflamatório e antioxidante
Salsa É diurética; contém clorofila, fibras e possui propriedades antibacterianas e antioxidantes
Atenção: Os temperos não devem substituir medicamentos! Na dúvida, sempre consulte um médico
Fonte: Lidiane Barbosa, chef funcional, e Thais Barca, nutricionista
Adicione Comentário