Publicado em 17/03, às 8h40
Victor Rubio é quem assina as receitas desta quinzena na coluna mais saborosa da FN
Quaresma é tempo de peixes à mesa. Inspire-se com estas duas receitas clássicas, que desfilam tradição, para compor um almoço de Páscoa inesquecível – e sem o famigerado bacalhau. Como prato principal, a dica é preparar uma moqueca de tilápia. Já a sobremesa tem origem italiana: Babá ao Rum. Este bolinho de forno é muito tradicional em Nápoles.
Moqueca de peixe
Ingredientes
- 2 postas de tilápia
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- 1 tomate
- 1/2 xícara de leite de coco
- 3 colheres (sopa) de azeite de dendê
- Sal a gosto
- Cheiro-verde a gosto
- 1/2 unidade de pimentão amarelo
- 1 unidade de pimentão vermelho
- 2 colheres de azeite de oliva
Modo de preparo
Tempere a posta com alho, sal e cheiro-verde. Reserve. Corte os tomates, os pimentões e a cebola em rodelas. Na panela, coloque o azeite e arrume as rodelas dos legumes em cima. Em seguida, coloque o peixe (adicione caldo de legumes ou água quando necessário). Cozinhe em fogo alto até que os legumes e o peixe fiquem macios. Ao final, desligue o fogo e adicione o azeite de dendê e o leite de coco.
Babá ao Rum
Ingredientes
Massa
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 12 g de fermento biológico
- 1/2 xícara de leite
- 130 g de manteiga
- 3 colheres de açúcar
- 1 pitada de sal
- 4 ovos
Calda
- 2 xícaras de água
- 1 xícara e meia de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 cravo
- 1 casca de limão
- Rum (opcional)
Modo de preparo
Ative o fermento junto à farinha e misture um ao outro. Em seguida, numa batedeira, bata todos os ingredientes e adicione a mistura do fermento com a farinha. Coloque em forminhas (de preferência) e deixe fermentar por 20 minutos. Asse em forno preaquecido a 180 graus. Para a calda, ferva a água e o açúcar e misture as especiarias. Após o processo, desligue o fogo e adicione o rum (opcional). Reserve. Assim que estiverem assados, deixe esfriar os bolinhos e desenforme. Acrescente a calda ao bolo e decore como preferir.
Dica do chef
Na moqueca, não deixe ferver o azeite de dendê, pois pode causar problemas digestivos e intestinais. O leite de coco também não deve ser fervido para evitar que talhe. Quanto aos bolinhos, só adicione a calda após esfriarem. Outra dica é deixá-los fermentar na fôrma em que serão assados, pois ela poderá ser untada com margarina ou manteiga e farinha. Se utilizar rum, não ferva – pois o álcool evapora, perdendo seu gosto característico.
Adicione Comentário