Publicado em 20/06/2023 às 8h30
por Redação
Uma boa notícia para os piritubanos: a partir desta terça-feira, 20 de junho, o lago do Parque Toronto receberá a tão aguardada limpeza que promete livrá-lo das famigeradas plantas aquáticas em um prazo de três meses. O serviço contará com apoio de maquinário específico, segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Para que isto fosse possível, foram realizados trabalhos preparatórios durantes os últimos dez dias, com a mobilização de equipes, equipamentos e isolamento das áreas de trabalho.
A empresa Theodoro Megalomatidis Anti-Algas, Sistemas de Monitoramento e Ultrassônicos, contratada via licitação, fará a remoção não só das plantas aquáticas, como também de detritos flutuantes no espelho d’água e de resíduos presentes na borda do lago. Durante a execução da limpeza, a SVMA afirma que a empresa adotará todos os cuidados necessários para garantir a preservação da fauna local.
Seis meses de espera
A boa notícia acontece três meses depois de a Prefeitura ter resolvido o longo imbróglio na Justiça que a impedia de concluir a licitação. O processo ficou emperrado no TJ-SP por conta de um mandado de segurança articulado por uma das empresas desclassificadas na licitação. Por conta do atraso, a SVMA também preferiu aguardar o fim do período reprodutivo da fauna silvestre para dar início à remoção das plantas aquáticas.
Adicione Comentário