Publicada em 26/11/2024 às 9h15
Por Redação
Cultura Popular e a Memória Periférica é tema da 5ª Festa Literária Noroeste que teve início nesta terça, 26.O homenageado deste ano é Griô Benedito Luiz Amauro, conhecido nacionalmente como Mestre Lumumba. A festa visa celebrar e refletir sobre as ricas expressões culturais que emergem das comunidades periféricas, ressaltando a importância das histórias e tradições que moldam nossa identidade coletiva. Com uma programação multicultural, o evento contará com mais de 20 atrações, incluindo oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, espetáculos teatrais, shows musicais e outras atrações.
A festa começa na terça-feira (26/11), com o esquenta da oficina “Vivência de Xilogravura”, que acontece na Biblioteca Pública Municipal Pe. José de Anchieta. À noite, a celebração segue com a grande abertura, a partir das 19h, também na Biblioteca Pe. José de Anchieta. A programação continua com a apresentação teatral “Mulheres Queixadas”, e, para encerrar a noite, às 20h, o Jongo do Coreto traz sua energia para a cena. Na quarta-feira (27/11), a partir das 10h, a Biblioteca Municipal Brito Broca recebe a apresentação “Slam de Surdes”. À noite, a partir das 19h, a Biblioteca Pública Municipal Pe. José de Anchieta será palco da 1ª roda de conversa “Arte e Memória como Resistência”.
Na quinta-feira (28/11), às 10h o dia começa com a apresentação poética “Muvuca” na Bibliotecaa Municipal Brito Broca. Às 13h, o CIEJA Perus recebe a oficina “Artes em Crochê”, seguida, às 14h, pela oficina “Pipas Poéticas” na Brito Broca e pela peça teatral “A Farsa do Açúcar Queimado” na Biblioteca Pública Municipal Pe. José de Anchieta. Na sexta-feira (29/11), às 19h, o bando Undirê apresenta o espetáculo “Baobá de Memórias” na Brito Broca seguido pela roda de conversa “Tradição e Contemporaneidade nas Culturas Populares e Periféricas”, discutindo o diálogo entre práticas culturais tradicionais e o mundo contemporâneo. Confira toda a programação no @@bibliotecabritobroca e @flino__