Publicado em 15/12/2022 às 11h
por Redação
A dengue está em alta na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, houve um crescimento de 57,1% no número de casos registrados este ano em comparação a 2021. No boletim epidemiológico mais recente, foram confirmadas 11.703 ocorrências e duas mortes na cidade, contra 7.447 registros e nenhum óbito no ano passado. Brasilândia e Cachoeirinha estão entre os bairros com mais casos de dengue, com 308 e 267, respectivamente. Com o avanço da doença, a SMS vai intensificar as ações de prevenção e conscientização, para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, até 30 de dezembro. A visita às residências ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 12h, em todas as regiões.
Dengue
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor. Segundo Gladyston Costa, biólogo da Covisa, nas visitas é observada desatenção em relação a pequenos objetos, como pratos de vasos de plantas, garrafas velhas, recipientes plásticos ou metálicos em desuso e acumulados nos quintais. Calhas e ralos de escoamento de águas pluviais entupidos e com água acumulada também são bastante observados nas ações, além de piscinas malcuidadas.
Prevenção
Entre as principais medidas a serem adotadas pela população estão: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; e descartar pneus usados em postos de coleta.
Adicione Comentário