REGIONAL

Confira as linhas de metrô ausentes no SP nos Trilhos; extensão Norte da Linha 6-Laranja e Linha 23-Limão não aparecem no programa

Publicado em 08/07, às 10h05
por Redação

O Programa SP nos Trilhos, iniciativa do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), visa ampliar e dinamizar o transporte ferroviário no estado e nas regiões metropolitanas. Embora o projeto apresente um número significativo de linhas, alguns trechos importantes não estão claramente citados nos documentos.

Ausências importantes

Linha 22-Marrom
A Linha 22-Marrom, que conectaria Sumaré a Cotia, não consta na projeção da rede até 2050. Este ramal radial é projetado para ligar o centro da capital ao extremo oeste, atendendo a região da rodovia Raposo Tavares.

Linha 19-Celeste (fase 2)
A fase 2 da Linha 19-Celeste, prevista para se estender até a estação Campo Belo e conectar várias outras linhas, também não é mencionada recentemente. Este ramal é crucial para a ligação entre Guarulhos e a capital.

Extensão da Linha 5-Lilás até Ipiranga
Embora apareça em alguns mapas, a extensão da Linha 5-Lilás para Ipiranga, que faria conexão com as Linhas 10-Turquesa e 15-Prata, não está claramente definida, especialmente quanto à inclusão da estação Ipiranga.

Linha 23-Limão
O projeto da Linha 23-Limão, anteriormente Linha 23-Magenta, que atravessaria a zona norte de São Paulo de Tiquatira a Lapa, é outra ausência notável nos planos de expansão.

Extensões da Linha 17-Ouro
Apesar das obras em andamento, as extensões da Linha 17-Ouro até Jabaquara e São Paulo-Morumbi não são consideradas nas apresentações do governo, o que é preocupante dado o papel social dessas expansões.

Linha 6-Laranja – Extensão Norte
Os mapas não mostram a Linha 6-Laranja se estendendo além de Brasilândia, embora haja estudos sobre pelo menos duas novas estações.

Linha 16-Violeta
A Linha 16-Violeta, planejada para atender a Zona Leste e a região central, agora termina na estação Parque da Mooca, uma mudança significativa de seu projeto original.

Linhas Ferroviárias

Linha 24-Quartzo
No âmbito ferroviário, a Linha 24-Quartzo (Arco Oeste) da CPTM, que conectaria Barueri a Campo Limpo passando por Carapicuíba, Monte Belo e Taboão da Serra, também está ausente.

Linha 13-Jade Após Gabriela Mistral
A extensão subterrânea da Linha 13-Jade após a estação Gabriela Mistral é considerada um investimento contingente e pode não ser obrigatória para a futura concessionária.

A ausência dessas linhas e extensões pode indicar que estão em estágios iniciais ou foram “esquecidas” nos materiais divulgados até o momento. O governo tem sido rápido em lançar projetos de concessão com prazos otimistas, mas é crucial registrar e avançar com projetos importantes para o transporte público. A continuidade dos estudos técnicos e econômicos será vital para a inclusão desses ativos no programa de expansão da rede.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi
  • olfactory trauma
  • Les ragazzi
  • Renger-Patzsch
  • Jango Jumbo