Publicado às 8h
Por Cristina Braga
Os problemas dos Córregos Cintra e Ribeirão Vermelho em Pirituba, além do asfaltamento de rua embaixo do Viaduto do Jaraguá foram temas colocados à mesa em reunião na Secretaria Municipal de Obras e Serviços (SMOS) com o titular da pasta Marcio Penido.
A interface de um grupo de moradores com o secretário foi realizada pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB) com objetivo de apresentar as questões relativas a melhorias para os córregos Ribeirão Vermelho e Cintra que cortam o bairro. Além disso, o asfalto de uma rua inacabada e que é via de ligação entre Pirituba e Jaraguá também foi questionado ao secretário (veja reportagem em nosso canal no YouTube sobre o assunto).
Marcela Araújo, do conselho fiscal do condomínio Santa Mônica disse que além da sujeira, há um parque infantil que faz divisa com o córrego Ribeirão Vermelho prestes a desmoronar com as fortes chuvas. O condomínio tem 3.500 moradores. O Ribeirão Vermelho é um córrego de divisa intermunicipal em que o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) divide em três partes. A primeira até a divisa com Osasco, a segunda vai da divisa até a via Anhanguera e a terceira da Anhanguera até a Rua Saloá (Jardim Monte Alegre). Do terceiro em diante em Pirituba que estudos devem ser concentrados. “Vou ver com o DAEE como está isso, se há linha de crédito com Estado”, diz Penido.
Projeto executivo previsto ao Ribeirão Vermelho já foi estimado em R$ 1,5 milhão. Já o Córrego Cintra, ainda segundo moradores presentes à reunião, há existência de inundação pelo estrangulamento embaixo da pista da via Anhanguera, na divisa com Pirituba e a Vila Jaguará causando enchentes na Avenida Hum (Elísio Cordeiro de Siqueira). Neste caso, o secretário deve avaliar a situação com técnicos da SMSO e se comprometeu a dar monitoramento no caso, bem como no Viaduto do Jaraguá. “Temos que fazer uma base bem-feita lá de asfalto”, ponderou.
Sou moradora em Pirituba, no Condomínio Santa Mônica,
Gostaria de saber se há grupos mobilizando-se para a despoluição do corrego Ribeirão Vermelho.
Juntamente com outras pessoas tenho interesse em desenvolver trabalhos de consciencialização dos moradores para a limpeza e manutenção desse carrego.
Como receber exemplares da Folha Noroeste
Atualmente, o jornal Folha Noroeste não é entregue em condomínios verticais, entretanto, estão disponíveis no site da Folha Noroeste todas as últimas edições do jornal. O acesso é totalmente gratuito, sem necessidade de login, cadastro ou assinatura.