Publicado em 08/08/2023 às 10h20
por Redação
Já faz mais de três anos que a tão reivindicada Ponte Pirituba-Lapa está parada, com o andamento travado no Tribunal de Justiça de São Paulo. A ligação viária era celebrada pela Prefeitura como a solução para descongestionar a Anhanguera e a Ponte do Piqueri, encurtando o trajeto até a Lapa. Além do alargamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, o projeto comtemplaria a implantação de corredores de ônibus, ciclovias, passeios públicos e obras de drenagem na região, mas somente 14% do projeto chegou a sair do papel antes de ser interrompido em abril de 2020.
Até o momento, as obras da Ponte da Raimundo já consumiram R$ 33,9 milhões dos cofres municipais. Para se ter ideia, a Prefeitura gasta cerca de R$ 250 mil por mês para manter os canteiros seguros enquanto a obra não é autorizada pelo TJ-SP. Da ponte tão aguardada só alguns pilares chegaram a ser construídos, mas estão pichados e com sinais de deterioração.
Licença ambiental irregular
O projeto encontra-se parado na justiça por conta de uma ação movida pelo Ministério Público. O órgão julgou irregular a licença ambiental do projeto por não contemplar a construção das alças de acesso pela Marginal Tietê. A Prefeitura chegou a recorrer da decisão, mas o processo ainda está travado em segunda instância. Somente após uma nova perícia técnica e análise dos documentos é que o projeto poderá ser reavaliado pelo órgão. Infelizmente, até que esse processo seja concluído, resta apenas a incerteza quanto ao destino da Ponte Pirituba-Lapa.
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