Publicado às 13h50
Por Cristina Braga
O prédio da antiga Estação Ciência, localizado no coração da Lapa, está fechado há quatro anos e ainda guarda vestígios de uma reforma que não ocorreu. Pertencente ao Governo do estado de São Paulo, e integrado a administração pela USP a partir de 1990, foi tombado m maio de 2009 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp).
Em 2013, a universidade decidiu realizar um projeto para restaurar o prédio que. giraria em torno de 10 a 15 milhões de reais.Em um cenário sem viabilidade para se gastar um montante financeiro tão alto a reforma não foi concretizada. Agora, a Jucesp, (Junta Comercial do Estado de São Paulo) está fazendo as malas para a transferência de sua sede na Barra Funda para o imóvel que compreende 6 módulos, com área total de 1915 m², na Lapa. A Fazenda Pública autorizou a alienação do imóvel onde a Jucesp atualmente se encontra instalada Portanto, como política de governo, o imóvel desocupado na Lapa foi escolhido para ser a nova sede da Jucesp.
“O prédio possui uma excelente localização para os cidadãos usuários dos serviços da Jucesp, bem como fácil acesso por transporte público e, ainda, possui uma arquitetura horizontalizada que favorece a instalação de todas as unidades administrativas com foco na otimização do fluxo de processos dentro da Autarquia”, afirma a entidade.
A Estação Ciência, na Lapa, seria a oportunidade da Junta Comercial ganhar espaço próprio, embora não haja previsão de quando será a transferência da sede. A Jucesp é o orgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas no Estado.
Adicione Comentário