Publicado em 24/9/2024 às 9h45
Por Redação
Localizada na zona norte de São Paulo, o bairro da Freguesia do Ó é um dos mais conhecidos da capital paulista e, de quebra, um dos mais populosos, pois de acordo com o Censo mais de 200 mil pessoas habitam pelas ruas da região.
Um dos pontos mais conhecidos do bairro é o Largo da Matriz, onde abriga diversos comércios ao redor e atrai muita gente aos finais de semana para curtir os bares e restaurantes.Além do comércio local, alguns eventos acontecem em frente a igreja e deixam o ambiente mais agradável para aproveitar os momentos de lazer aos finais de semana.
Mercado imobiliário
Por ser um dos principais locais da zona norte de São Paulo, a Freguesia do Ó começou a receber uma atenção especial das construtoras e até mesmo das imobiliárias mais tradicionais da cidade.A exploração tem sido muito fértil por lá e a tendência é que nos próximos anos, os condomínios tomem conta da região com diversas opções de lazer. Inclusive, levantar prédios estruturados e com área de diversão para crianças e famílias é uma predisposição não só da Freguesia do Ó, mas de São Paulo, já que a cidade está cada vez mais vertical.
Valorização
Devido a essa exploração no mercado imobiliário, o bairro sente e acompanha de perto essa valorização, pois quem já tem um imóvel pela região consegue lucrar de forma consistente. Sendo assim, as construtoras estão ativas em buscar casas à venda na Freguesia do Ó para iniciar a construção dos condomínios. De acordo com a Zap Imóveis, o valor do metro quadrado na Freguesia do Ó varia entre R$ 4 mil a R$ 6,5 mil, valor que é considerado justo para um bairro em plena expansão e com ótima possibilidade de negócio.
Metrô
Um dos pontos que despertam o interesse imobiliário na Freguesia do Ó são as obras da Linha 6 do metrô de São Paulo. Uma das estações será no bairro, ou seja, a tendência é que os valores dos imóveis e metro quadrado tenham uma grande valorização em breve. Além disso, como é comum na capital paulista, devido a facilidade do transporte, a expectativa é que mais comércios surjam ao redor das obras para bombar o local.
O que fazer na Freguesia do Ó?
Ao pensar em construir a sua vida na Freguesia do Ó é necessário que o comprador/investidor tenha em mente algumas situações da rotina do bairro e onde pode explorar nos momentos de lazer. Confira abaixo essas dicas:
Frangó: É o bar símbolo da Freguesia do Ó. Fundado no fim dos anos 80, o local é conhecido pelas deliciosas coxinhas. Por lá, também é possível experimentar outros petiscos e cervejas artesanais.
Rosas de Ouro: Em São Paulo, o berço do samba é na zona norte. Por isso, em época de carnaval, a escola de samba do bairro é a Rosas de Ouro, uma das mais tradicionais e está entre as maiores campeãs da folia paulistana.
Largo da Matriz: Como citamos no início do texto, o Largo da Matriz, que fica em frente a Igreja Nossa Senhora do Ó, é um ponto turístico. Aos finais de semana muitas famílias e jovens se reúnem para aproveitar as tardes de calor para brincar e colocar a conversa em dia. A região é abastecida por diversos bares e restaurantes que deixam o local mais atrativo.